Sustentabilidade
18/03/2022FecomercioSP colabora com a construção dos 10 princípios de enfrentamento ao racismo nas relações de consumo
Entidade participa do Procon Racial e incentiva boas práticas de combate ao racismo pelo comércio
Material foi construído para preservar o respeito entre ambas as partes de uma relação de consumo, sejam colaboradores, sejam consumidores
(Arte: TUTU)
O respeito ao próximo deve ser independente de questões como raça, cor da pele e etnia. Pensando nisso, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), em conjunto com o IDV, a Universidade Zumbi dos Palmares e o Procon SP, trabalharam em um material aplicável às relações de consumo, contendo dez princípios de enfrentamento ao racismo nas relações de consumo.
O material auxilia no fortalecimento de ações de prevenção às práticas discriminatórias, objetivo central do Procon Racial – canal para o recebimento de denúncias relacionadas ao crime de racismo e responsável para apurar tais infrações, nos termos da Lei 14.187/2010.
Leia mais sobre ESG
ESG: quatro passos para implementar ações ambientais, sociais e de governança na sua empresa
Agenda ESG: desafios são grandes apesar do crescente interesse das empresas
Preocupado com ESG? Talvez você já esteja praticando e ainda não saiba!
A Entidade e o Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV) integraram um Grupo de Trabalho (GT) composto pela Universidade Zumbi dos Palmares (UZP), no qual empresários debateram a construção dos princípios. Trata-se de um programa do governo estadual para incentivar as empresas do comércio a trabalhar diretrizes por meio de treinamentos dos colaboradores.
Paulo Pompilio, diretor de Relações Corporativas do Grupo Pão de Açúcar e integrante do Comitê ESG da FecomercioSP, destacou, em reunião realizada no dia 14 de março, o desenvolvimento das atividades pelos empreendedores. “As empresas estão empenhadas em avançar no tema, tanto que o assunto teve grande aceitação nos fóruns que participamos. Notamos, ainda, a satisfação dos envolvidos no termo final dos princípios. As empresas do comitê foram protagonistas das ações como um todo”, afirmou.
O lançamento desse Programa de Governo será no dia 21 de março, com o governador de São Paulo, João Doria, no Palácio dos Bandeirantes. As empresas podem aderir às diretrizes de forma voluntária e sem custos, como meio de sinalizar à sociedade a importância da pauta, amplamente discutida no âmbito da conformidade legal e das iniciativas de ESG (em português, “ambiental, social e de governança”).
A seguir, confirma na íntegra o texto proposto.
Princípios de enfrentamento ao racismo nas relações de consumo
1 - Racismo nas relações de consumo constitui crime inafiançável e imprescritível.
2 - Todas as pessoas devem ser tratadas com respeito e consideração.
3 - O racismo é uma violência contra a dignidade da pessoa humana.
4 - Nenhuma pessoa pode ser desrespeitada ou ofendida pela cor da pele.
5 - Nas relações de consumo, nenhuma pessoa pode sofrer preconceito em razão de cor da pele, raça, etnia e quaisquer outras formas de discriminação.
6 - São atos discriminatórios proibir ou constranger o ingresso ou a permanência em estabelecimento aberto ao público, em razão de cor da pele, raça, etnia e quaisquer outras formas de discriminação.
7- O atendimento deve ocorrer sem qualquer tipo de ação violenta, constrangedora, intimidatória ou vexatória.
8 - Não se pode abordar, revistar ou imobilizar nenhuma pessoa em razão de cor da pele, raça, etnia e quaisquer outras formas de discriminação.
9 - Nenhuma pessoa pode desrespeitar, ofender ou agredir verbal ou fisicamente funcionário ou prestador de serviço em razão de cor da pele, raça, etnia e quaisquer outras formas de discriminação.
10 - Nas relações de consumo, todas as pessoas devem agir com respeito e fraternidade, sem compactuar com atos discriminatórios, conscientes de que todas são dotadas de igualdade e dignidade.
Quer saber mais sobre as boas práticas de ESG para o seu negócio? A FecomercioSP produziu um checklist voltado às pequenas empresas. Este guia pode auxiliá-lo(a) a reduzir os custos com água e energia, estar em dia com a documentação do estabelecimento e melhorar a percepção do consumidor sobre a sua marca. Veja como a lista se adapta à sua realidade! É só se cadastrar abaixo.