Negócios
22/10/2015FecomercioSP debate impactos das novas tecnologias nas relações do trabalho
Evento promovido pelo Conselho de Emprego e Relações do Trabalho da Entidade abordará o modo pelo qual trabalhadores e empresários se adaptarão à nova realidade
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), por meio do seu Conselho de Empregos e Relações do Trabalho, reunirá no próximo dia 30, das 8h às 13h, especialistas para discutir os impactos das novas tecnologias na relações do trabalho.
O evento intitulado "O Futuro do Trabalho: Por que ter medo de novas tecnologias?" trará um debate sobre a influência do avanço tecnológico no ambiente de trabalho e como empresários e trabalhadores estão se adaptando com a chegada das novas ferramentas, garantindo assim um futuro promissor.
"A entrada maciça de novas tecnologias no ambiente profissional causa alívios e apreensões. Se de um lado, as novas máquinas criam situações mais confortáveis, de outro, podem ser vistas como ameaças ao desemprego. As visões sobre o assunto são muito divergentes", explica José Pastore, presidente do Conselho de Emprego e Relações do Trabalho da FecomercioSP.
De acordo com Pastore, os especialistas convergem sobre o tema. Para eles, haverá uma redução gradativa do emprego fixo e por prazo indeterminado em favor de modos mais flexíveis na rotina do empregado. O mercado de trabalho ficará mais heterogêneo.
"A negociação das condições de trabalho tenderá caminhar de forma com que as pessoas tentem conciliar as atividades profissionais com seus interesses pessoais. A empregabilidade dependerá, essencialmente, dos níveis de conhecimento e de adaptação", afirma o presidente do Conselho de Empregos e Relações do Trabalho da FecomercioSP.
Além de José Pastore, estarão presentes Wagner Gramigna, da McKinsey Consultoria; Renato Dolci, da Nun.br; Renato Opice Blum, advogado especialista em direito digital e presidente do Conselho de IT Compliance e Educação Digital da FecomercioSP; Edmundo Oliveira, membro do Conselho de Emprego e Relações do Trabalho da FecomercioSP; Ozires Silva, engenheiro aeronáutico; Dion Telles, engenheiro consultor da Innova Tecnologia Inovadora Ltda; e Carlos Alberto Lima da Silva, presidente da Companhia de Desenvolvimento do Polo de Alta Tecnologia de Campinas - CIATEC.
O evento será dividido em dois painéis: "Impactos das novas tecnologias nas relações do trabalho" e "A educação do futuro à luz das tecnologias emergentes".
Clique aqui para fazer sua inscrição. A entrada é gratuita.
Todos os direitos patrimoniais relativos ao conteúdo desta obra são de propriedade exclusiva da FECOMERCIO-SP, nos termos da Lei nº 9.610/98 e demais disposições legais aplicáveis à espécie. A reprodução total ou parcial é proibida sem autorização.
Ao mencionar esta notícia, por favor referencie a mesma através desse link:
www.fecomercio.com.br/noticia/fecomerciosp-debate-impactos-das-novas-tecnologias-nas-relacoes-do-trabalho
Notícias relacionadas
-
Economia
No Brasil, profissões ligadas à tecnologia cresce até 740% em dez anos
Estudo produzido pela FecomercioSP mostra impacto da digitalização da economia sobre o emprego
-
Editorial
Brasil brilha em competição mundial. Leia artigo do Pastore
EconomiaTransformação digital requer visão de longo prazo e ações coordenadas