Imprensa
13/12/2023FecomercioSP discute perspectivas para o Turismo em encontro virtual no dia 19
Evento contará com as participações de Leandro Paez, do BCG São Paulo, e de Guilherme Dietze, da FecomercioSP
Diante dos bons resultados do Turismo brasileiro em 2023, a expectativa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) é que o setor encerre o ano com alta de 11%. Para fazer um balanço dos resultados e analisar as tendências e os desafios para os próximos meses, a Entidade vai reunir o economista e coordenador do Conselho de Turismo da Federação, Guilherme Dietze, e o sócio-diretor do BCG São Paulo, Leandro Paez, na próxima edição do Café Sem Filtro, evento mensal realizado virtualmente — que, em dezembro, ocorrerá no dia 19.
Os especialistas abordarão a perspectiva empresarial e o desempenho do setor privado, além do papel estatal na promoção do setor no Brasil. Também estará em discussão a adoção e o desenvolvimento da agenda ESG e o contexto atual do mercado de trabalho, bem como a importância do Estado de São Paulo para o Turismo. O encontro virtual (e aberto ao público) está marcado para as 9h. Os interessados em acompanhar podem se inscrever pela página do Café Sem Filtro, no site da FecomercioSP.
Em setembro, o Turismo alcançou R$ 15,6 bilhões, com 21 das 27 unidades federativas apontando crescimento do faturamento na comparação anual. São Paulo, que, tradicionalmente, exerce a maior influência no resultado geral, acumula alta de 4,5% no ano. Em Mato Grosso (20,8%), Tocantins (15%) e Mato Grosso do Sul (14%) foram observadas as maiores variações anuais.
Os dados são da pesquisa mensal sobre o faturamento nacional do setor, elaborada pelo Conselho de Turismo da FecomercioSP. Neste ano, o estudo passou a apurar o desempenho do setor nos Estados, trazendo ainda mais abrangência ao indicador. O conselho, que reúne empresas e entidades do segmento, atua não apenas na produção de indicadores econômicos, como também no debate e no desenvolvimento de soluções para os desafios dessas atividades.
Os jornalistas interessados em acompanhar o encontro devem enviar e-mail para imprensa@fecomercio.net.br.