Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Legislação

29/11/2021

FecomercioSP é contra aumento do IPVA em 2022

Entidade apoia PL estadual que pretende impedir o aumento do imposto

Ajustar texto: A+A-

FecomercioSP é contra aumento do IPVA em 2022

Assunto também esteve em pauta na reunião do Conselho Estadual de Defesa do Contribuinte  
(Are: TUTU)

Na tentativa de impedir o aumento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), em 2022, o Conselho de Assuntos Tributários (CAT) da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) é favorável ao Projeto de Lei (PL) estadual 603/2021.

Pelas regras atuais, a base de cálculo para o aumento do IPVA está ligada aos reajustes dos preços médios de mercado dos veículos acima dos valores observados no período anterior. Entretanto, o aumento do imposto comprometerá o orçamento dos contribuintes pessoas físicas, além das jurídicas, como comércios, lojistas e prestadores de serviços em geral que possuem frotas ou veículos próprios.

Veja também
Reforma fiscal municipal pode aumentar carga tributária em R$ 2,5 bilhões até 2025
FecomercioSP pede que STF decida pela exclusão do ISS do cálculo de PIS/Cofins
STF decide que IR não incide sobre os juros de mora devidos no pagamento de remuneração

O assunto também esteve em pauta na reunião do Conselho Estadual de Defesa do Contribuinte de São Paulo (Codecon/SP), na qual o autor do projeto, o deputado estadual Ricardo Mellão (Novo/SP) apresentou a proposta para evitar a atualização da base de cálculo do imposto no próximo ano.

Na ocasião, Mellão, que é representante da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) no Codecon/SP, afirmou existir espaço para o Estado de São Paulo abrir mão da atualização da tabela de referência para a cobrança desse imposto, diante dos diversos prejuízos causados pela pandemia de covid-19 aos contribuintes, e que ficou marcada pela elevação da arrecadação tributária no estado. Por isso, o PL pretende impedir esse aumento no próximo ano, a fim de evitar que os contribuintes tenham que arcar com mais esse aumento e estimular o equilíbrio econômico para a conjuntura pós-pandemia.

Saiba mais sobre o Conselho de Assuntos Tributários (CAT).

Acompanhe a FecomercioSP

Para saber mais sobre as atividades de advocacy da FecomercioSP ou conhecer as atividades dos conselhos da FecomercioSP, fale conosco pelo e-mail ri@fecomercio.com.br. Se você ainda não é associado, clique aqui e conheça as vantagens.