Imprensa
16/04/2015FecomercioSP é favorável ao Pacto de Enfrentamento a Violações de Direitos Humanos na Internet
São Paulo, 07 de abril de 2015– Foi lançada recentemente pelo governo federal uma série de ações de combate à violação de diretos humanos na internet. O Humaniza Redes – Pacto Nacional de Enfrentamento às Violações de Direitos Humanos é uma iniciativa que busca garantir mais segurança na rede, principalmente para as crianças e adolescentes, na luta contras violações de Direitos Humanos que acontecem no ambiente on-line.
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), representada por seu Conselho de Tecnologia da Informação é favorável à iniciativa composta por três eixos de atuação: denúncia, prevenção e segurança, que vislumbram garantir aos usuários brasileiros uma internet livre de discriminação e preconceito e o projeto é apoiado pelo Google, Facebook e Twitter.
Entre as ações está o lançamento do portal Humaniza Redes, o Disque 100 e a Ouvidoria On-line, canal criado em parceria com entidades provedoras de aplicativos que irá mapear e apurar denúncias virtuais, que serão encaminhadas à Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, à Ouvidoria da Igualdade Racial e à Ouvidoria da Mulher, dependendo de cada caso, e com especial cuidado à proteção de crianças e adolescentes.
No Pacto pela Prevenção, serão criadas e estimuladas iniciativas que ajudem o usuário a se prevenir de violações dos direitos humanos – amparadas, entre outras leis, pelo Marco Civil da Internet, pela Constituição Federal e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.
Para o vice-presidente do Conselho de TI, Rony Vainzof, ética, respeito e responsabilidade, seja no mundo off-line ou na internet é imprescindível. “Pensar no ser humano é crucial para a manutenção de um ambiente saudável para a prática do bem. É fundamental o combate ao ódio, que na grande rede mundial de computadores deixa um registro eternizado na memória das vítimas”, afirma.
Todos os direitos patrimoniais relativos ao conteúdo desta obra são de propriedade exclusiva da FECOMERCIO-SP, nos termos da Lei nº 9.610/98 e demais disposições legais aplicáveis à espécie. A reprodução total ou parcial é proibida sem autorização.
Ao mencionar esta notícia, por favor referencie a mesma através desse link:
www.fecomercio.com.br/noticia/fecomerciosp-e-favoravel-ao-pacto-de-enfrentamento-a-violacoes-de-direitos-humanos-na-internet-1