Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Sustentabilidade

FecomercioSP e Itamaraty se aproximam para debater o Tratado Global contra a Poluição Plástica

Vitor Diniz, da Divisão Sustentabilidade do Itamaraty, afirma que texto deve impactar em toda a cadeia, incluindo o segmento empresarial

Ajustar texto A+A-

FecomercioSP e Itamaraty se aproximam para debater o Tratado Global contra a Poluição Plástica
O Conselho de Sustentabilidade contribuirá para a construção de um tratado que seja bom para todos, disse José Goldemberg (à esquerda), ao lado de Vitor Bahia Diniz (Arte: TUTU)

A busca para acabar com o uso do plástico no mundo ganhou um capítulo novo com a possibilidade de um Tratado Global contra a Poluição Plásticapor meio da Assembleia da Organização das Nações Unidas (ONU) para o Meio Ambiente. Dessa forma, como o assunto reflete na rotina das empresas e no comportamento dos consumidores, o Conselho de Sustentabilidade da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) e o Ministério das Relações Exteriores se aproximaram para debater o assunto.

O encontro, realizado na última sexta-feira (4), foi comandado pelo presidente do Conselho de Sustentabilidade, José Goldemberg. Na reunião, Vitor Bahia Diniz, chefe da Divisão de Política Ambiental e Sustentabilidade do Itamaraty, conversou sobre o andamento da elaboração do documento com 175 nações que se comprometem a desenvolver acordo juridicamente vinculante, isto é, após a assinatura do tratado, os países precisam ratificar o posicionamento por meio de lei federal própria. 

Os impactos causados por produção, uso, descarte e reciclagem dos resíduos plásticos devem constar no texto em elaboração, além de metas globais e planos de ação de acordo com as especificidades de cada país. Isso significa que o tratado vai lidar com os desafios do plástico e afetará todos os envolvidos no ciclo de vida do produto, incluindo o design, a fabricação, o comércio, o consumo, o descarte, a reciclagem etc.

“Esse não é apenas um acordo sobre o meio ambiente. É um acordo que tem impactos em toda a cadeia. Buscamos por um posicionamento abrangente e equilibrado acerca do tema para levar no próximo encontro da Assembleia da ONU, em novembro deste ano, em Nairóbi, capital do Quênia, a fim de integrar o texto que pode se tornar o primeiro tratado global para reduzir a poluição plástica”, disse o diplomata, ao enfatizar que já estão marcados mais dois debates no ano que vem para aprimoramento e aprovação do documento. 

José Goldemberg, da FecomercioSP, enfatizou a importância do diálogo com a sociedade, com o objetivo de que o tratado reflita as necessidades das pessoas e das empresas. “O Conselho de Sustentabilidade, que avalia normas e regulações sobre o uso do plástico no comércio há vários anos, contribuirá, ao lado do Ministério de Relações Exteriores, para a construção de um tratado que seja bom para todos”, declarou Goldemberg.

Uma das ações já em andamento pelo conselho é a orientação a participação do comércio na logística reversa de embalagens pós-consumo. Assim, além de ficar em dia com a legislação vigente, como prevê a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), a empresa ainda pode comunicar a medida aos consumidores, mostrando o seu compromisso com a reciclagem. A FecomercioSP participa, inclusive, de Sistemas de Logística Reversa (SLRs) de outros produtos que necessitem de destinação ambientalmente adequada. 

Cronograma do tratado

O Tratado Global contra a Poluição plástica pode ficar pronto até 2024. Antes disso, estão previstas reuniões, em Nairóbi, em novembro deste ano; além de mais duas rodadas de reuniões no ano que vem: no Canadá, entre abril e maio, e na Coreia do Sul, entre outubro e novembro.

Sesc

A redução do plástico de uso único é um grande desafio para os negócios. Por isso, o compartilhamento do caso envolvendo o Sesc São Paulo é importante para incentivar e orientar outros empresários. 

O processo de retirada de copos descartáveis de uso interno de todas as unidades teve início em 2010, quando empregados, estagiários, aprendizes, temporários e prestadores de serviços continuados receberam os utensílios duráveis do programa Lixo: Menos é Mais. Graças a essa ação, 100% dos copos descartáveis foram eliminados. 

Além disso, o Sesc implantou, em março de 2020, o Água de Beber, que eliminou a venda de água sem gás envasada nas comedorias (restaurantes e lanchonetes) em todas as Unidades. Com isso, os Sescs passaram a oferecer água gratuitamente aos frequentadores em bebedouros.

Mais histórias como essa você encontra na terceira edição do Fibra Empreendedora, lançado recentemente pela FecomercioSP. A edição com experiências de renomadas empresas com transformação digital e agenda ESG pode ser baixada aqui.

Saiba mais sobre o Conselho de Sustentabilidade da FecomercioSP.

Gestão eficiente para a sua empresa

Quer se aprofundar em mais temas de gestão empresarial? Conheça o Fecomercio Lab — nosso canal para associados em que você encontra produtos e serviços exclusivos, além de orientações para o seu negócio. Saiba mais.

Inscreva-se para receber a newsletter e conteúdos relacionados

* Veja como nós tratamos os seus dados pessoais em nosso Aviso Externo de Privacidade.
Fechar (X)