Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Legislação

FecomercioSP e Sindilav: conquista tarifária histórica para as lavanderias

Atuação das entidades garante a criação de categoria tarifária específica para o aquecimento massivo de água, beneficiando o setor

Ajustar texto A+A-

FecomercioSP e Sindilav: conquista tarifária histórica para as lavanderias
Medida posiciona o Estado de São Paulo como pioneiro em estrutura tarifária voltada para o aquecimento massivo de água. (Arte: TUTU)

Em uma articulação que reforça o compromisso com os desenvolvimentos econômico e ambiental do Estado de São Paulo, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) e o Sindicato Intermunicipal de Lavanderias no Estado de São Paulo (Sindilav) exaltam uma conquista importante para o setor de lavanderias. Por meio de intensas negociações e parceria com a Comgás, a Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp) e a deputada estadual Carla Morando (PSDB/SP), foi criada uma categoria tarifária específica para aquecimento massivo de água, beneficiando lavanderias, hotéis e hospitais.

A nova faixa tarifária vai favorecer as empresas, a população e o meio ambiente, com reflexos positivo em diferentes frentes, como:

  • redução de custos operacionais e aumento da previsibilidade para os usuários;
  • ampliação do mercado de gás canalizado no setor de Serviços;
  • estímulo a investimentos em infraestrutura de distribuição de gás;
  • redução da pressão sobre o sistema elétrico nacional, promovendo eficiência energética.

Além disso, a medida posiciona o Estado de São Paulo como pioneiro em estrutura tarifária voltada para o aquecimento massivo de água, servindo de referência para os outros.

Papel estratégico das lavanderias

Em especial, as lavanderias hospitalares desempenham um papel crítico na saúde pública, garantindo higienização adequada de roupas de cama, uniformes e outros materiais essenciais. Esse serviço é vital para prevenir infecções em ambientes hospitalares. Portanto, a previsibilidade e a competitividade nos custos operacionais do setor são fundamentais para manter os padrões elevados de segurança e qualidade.

Altos custos econômico e ambiental

Desde 2023, o Sindilav liderou um movimento para lidar com o impacto do alto custo do gás para o segmento, cuja energia pode representar até 35% das despesas totais. Com tarifas crescentes, acima da inflação, muitos empresários estavam migrando para fontes energéticas mais baratas, como lenha, cavaco e pellets (biocombustíveis sólidos). Embora essas alternativas reduzam custos, representam riscos ambientais e para a saúde dos trabalhadores, além de oferecer menos segurança operacional.

Buscando soluções para esse enorme problema, o Sindilav, em parceria com a FecomercioSP, promoveu diversas reuniões com a Comgás, a Arsesp e a deputada Carla. Como parte dessa iniciativa, a Comgás realizou um estudo comparativo entre lenha e gás canalizado, em um projeto-piloto com seis lavanderias. O objetivo foi demonstrar as viabilidades econômica e ambiental de uma nova classificação tarifária para usuários de aquecimento massivo de água.

Com a nova categoria em vigor, a expectativa é de que o setor consiga reduzir custos, investir em tecnologias mais limpas e continuar trabalhando para a saúde pública e a economia do Estado. A FecomercioSP segue comprometida a apoiar iniciativas que promovam avanços econômicos e sustentáveis para seus representados.

Inscreva-se para receber a newsletter e conteúdos relacionados

* Veja como nós tratamos os seus dados pessoais em nosso Aviso Externo de Privacidade.
Fechar (X)