Negócios
22/09/2023FecomercioSP esclarece boatos sobre o fim do MEI
‘Expresso MEI’ de setembro também orienta sobre a emissão da Nota Fiscal de Serviços eletrônica e dá dicas para economizar energia
O regime do Microempreendedor Individual (MEI) não vai acabar. A fim de explicar a polêmica gerada nas redes sociais — que virou até destaque no Google Trends, ferramenta que revela os termos mais buscados no Google —, a edição de setembro do Expresso MEI, boletim mensal produzido pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), desmistifica o boato do suposto fim do regime, tranquilizando os leitores.
Além de desmentir a fake news, a edição de número 39 informa que, desde 1º de setembro, o MEI que presta serviços deve emitir a Nota Fiscal de Serviços eletrônica (NFS-e) exclusivamente pelo portal da Receita Federal, além de ensinar como fazer a migração para o sistema nacional.
LEIA AINDA
- Reforma Tributária: FecomercioSP e Frente Parlamentar da Mulher Empreendedora debatem os impactos ao empreendedorismo feminino
- Desenrola: redução do endividamento abre espaço para mais consumidores ativos na economia; momento é oportuno para o comércio
- Saiba se pagamentos via PIX serão taxados para Microempreendedores Individuais
O boletim também traz dicas simples para reduzir a conta de energia elétrica nos estabelecimentos, gerando economia aos empresários.
Na seção “Pergunte ao consultor”, Leandro Alves de Almeida, assessor jurídico da Entidade, esclarece se o MEI tem direito ao salário-maternidade e como funciona a concessão do benefício.
Veja aqui como acessar o conteúdo completo.
Gestão eficiente para a sua empresa
Quer se aprofundar em mais temas de gestão empresarial? Conheça o Fecomercio Lab, nosso canal para associados em que você encontra produtos e serviços exclusivos, além de orientações para o seu negócio. Saiba mais.