Editorial
28/11/2018FecomercioSP ganha prêmio de comunicação empresarial com livro do UM BRASIL
“UM BRASIL #6” foi o vencedor da categoria Publicação Especial do Prêmio Aberje 2018
Publicação traz 19 entrevistas e dois debates realizados nos anos de 2016 e 2017 que colocaram em pauta as transformações socioeconômicas do País em um cenário de instabilidade política
(Arte: TUTU)
Promover discussões nas mais diversas áreas sobre o desenvolvimento do Brasil é uma ação para a qual a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) se orgulha em contribuir. Por isso, a Entidade se sente honrada pelo livro UM BRASIL #6 receber o prêmio na categoria Publicação Especial do 44º Prêmio Aberje, realizado na segunda-feira (26).
A obra traz 19 entrevistas e dois debates realizados nos anos de 2016 e 2017, colocando em pauta as transformações socioeconômicas do País em um cenário de instabilidade política. A premiação do livro UM BRASIL #6 significa o reconhecimento de todo um trabalho iniciado muito antes, quando o País vivia uma crise de representatividade, liderança e administração.
O ano de 2013 chegava ao fim e ficava cada vez claro que havia um Brasil a ser discutido, um Brasil a ser explorado por pessoas dispostas a entender as transformações econômicas, políticas e sociais, e capazes de diagnosticar e propor soluções. Um Brasil que daria voz à geração jovem, com ideias inovadoras e inspiradas na realidade de várias partes do mundo. Atenta à necessidade de um ambiente de debates e reflexões, a FecomercioSP lançaria, no ano seguinte, o projeto UM BRASIL.
A iniciativa reúne nomes importantes das esferas acadêmica e empresarial, que fazem (e fizeram) história aqui e em outros países – pessoas que pensam o Brasil sob todos os seus aspectos, dialogam com a sociedade e abrem espaço para a discussão e para a mudança – em entrevistas, depoimentos e documentários a serem divulgados em diversos canais de comunicação, além de publicações impressas.
O livro UM BRASIL #6 traz entrevistas com o diretor-geral da Organização Mundial do Comércio, Roberto Azevêdo; a escritora e imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL) Nélida Piñon; o filósofo e professor da Universidade Harvad Michael Sandel; a ex-consulesa da França em São Paulo e mestre em Mídia pela Sciences Po, Alexandra Loras; o empresário fundador da Wise Up, Flávio Augusto da Silva; entre outros.
O conteúdo contou com a colaboração de diversos parceiros do UM BRASIL, como o Columbia Global Centers | Rio de Janeiro, a Comunitas, a Fundação Lemann, o portal InfoMoney, o Instituto Atuação e a Intelligent Tech & Initiative (ITTI).
Desde o seu lançamento, há aproximadamente nove meses, o sexto livro foi distribuído em bibliotecas, instituições de ensino, institutos, empresas, órgãos públicos e ao público em eventos com participação do UM BRASIL.
A versão digital do livro está disponível para download no site da plataforma multimídia.
Em sua 44ª edição em 2018, a premiação da Associação Brasileira de Jornalismo Empresarial (Aberje) valoriza as melhores práticas, organizações e profissionais de comunicação corporativa do Brasil.