Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Imprensa

FecomercioSP: micro e pequenas empresas precisam de eSocial simplificado

Ajustar texto A+A-

São Paulo, 25 de fevereiro de 2015 - Ao longo do período de discussão da implantação do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial), plataforma que unifica o envio de informações pelo empregador sobre os seus colaboradores, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) encaminhou 15 sugestões em prol da discussão da simplificação e da prorrogação dos prazos de implantação do sistema, com foco na realidade e na complexidade para o comércio paulistano e, principalmente, para as micro e pequenas empresas.

Após publicada a resolução que regulamenta o eSocial no Diário Oficial da União, pelo Ministério do Trabalho e Emprego, a Entidade aguarda a entrega do módulo simplificado que padronizará a transmissão, a validação, o armazenamento e a distribuição de dados referentes às obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas para as microempresas e os pequenos negócios. Uma plataforma adequada às suas necessidades, que garantirá, assim, o tratamento diferenciado, conforme previsto no artigo 179 da Constituição Federal.

A ampliação do prazo da fase de testes do sistema é um dos pontos principais defendidos pela Federação, pois, em sua avaliação, por falta de pessoal e estrutura tecnológica adequada, os pequenos negócios teriam dificuldade para se adaptar e para atender às novas exigências. O apontamento foi recebido pela Secretaria da Micro e Pequena Empresa e a Entidade aguarda providências práticas com relação ao lançamento do módulo.

Outras sugestões referentes à simplificação do eSocial para as pequenas empresas foram pleiteadas pela FecomercioSP, como o uso da fiscalização com o intuito de orientar, a importação automática de dados do empregador de bases públicas já existentes e questões sobre a segurança jurídica com relação ao envio de informações, para que o passivo trabalhista seja evitado quando não houver a transmissão de determinados dados - sempre que uma empresa ou um empregador pessoa física deixam de cumprir um direito trabalhista ou deixam de recolher um dos encargos sociais, eles estão gerando um passivo trabalhista.

Fechar (X)