Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Legislação

FecomercioSP pede aprovação urgente de medida que altera regras trabalhistas e está prestes a perder a validade

Medida Provisória 927/2020 prevê a adoção do teletrabalho, a antecipação de férias e de feriados, além da concessão de férias coletivas

Ajustar texto A+A-

FecomercioSP pede aprovação urgente de medida que altera regras trabalhistas e está prestes a perder a validade

Entidade leva em consideração a perda financeira das empresas durante os últimos meses e a lenta retomada das atividades
(Arte: TUTU)

A Medida Provisória 927/2020 que altera as regras trabalhistas durante o estado de calamidade pública por causa do novo coronavírus para evitar demissões vai perder a validade caso não seja votada até o próximo domingo (19). Para impedir isso, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) enviou um ofício nesta segunda-feira (13) ao Senado em apoio à aprovação da MP.

Entre as ações previstas na MP – que estabelece a sobreposição do acordo individual entre empregado e empregador sobre as leis e acordos coletivos sem ferir os limites estabelecidos na Constituição – estão a adoção do teletrabalho (home office), a antecipação de férias e de feriados e a concessão de férias coletivas.

Saiba mais sobre as MPs que tratam das relações de trabalho:
Sancionada lei que oficializa medidas de flexibilização das relações de trabalho na pandemia
E-book traz esclarecimentos sobre as medidas de flexibilização trabalhista editadas na pandemia
De cara nova, Tome Nota explica as MPs n.º 927 e n.º 936 e o que muda para o empresário 

Além das questões trabalhistas, também são importantes para o setor empresarial a suspensão do recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e da contribuição previdenciária durante o período de calamidade pública. Como o estado de calamidade é válido até dezembro deste ano, o recolhimento desses encargos seria feito em até 12 parcelas mensais, sem acréscimos legais, a partir de janeiro de 2021.

Todas as possibilidades da MP são importantes para que as empresas com dificuldades financeiras consigam preservar empregos e, no documento encaminhado aos senadores e ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre, a FecomercioSP ressalta que os encargos incidentes sobre a folha de pagamento, como é o caso dos recolhimentos da contribuição previdenciária e do FGTS, têm grande impacto nas contas do empregador.

No pedido, a Entidade leva em consideração a perda financeira histórica das empresas durante os últimos meses e a lenta retomada das atividades, afirmando que a medida provisória é fundamental para a continuidade da atividade empresarial.

Histórico
A MP 927 foi publicada pelo governo federal em 22 de março e no mesmo mês chegou a ser tema central de uma reunião online entre empresários e integrantes do time técnico da FecomercioSP, formado por advogados e especialistas trabalhistas.

A medida entrou em vigor na data da divulgação em uma edição extra do Diário Oficial da União (DOU) tem validade de 120 dias para tramitação no Congresso Nacional. O texto-base da MP aprovado pela Câmara dos Deputados ainda precisa retornar à Câmara após a aprovação do Senado para depois ser enviado à sanção presidencial.

Conheça todos os pleitos da FecomercioSP aqui.

 
Fechar (X)