Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Negócios

FecomercioSP se reúne com deputado Marx Beltrão para discutir próximos passos do Projeto de Lei Emprega Turismo

Texto com base em estudo da Entidade sugere incentivos especiais para contratação no setor e garante a manutenção do Bolsa Família

Ajustar texto A+A-

FecomercioSP se reúne com deputado Marx Beltrão para discutir próximos passos do Projeto de Lei Emprega Turismo
O presidente em exercício da FecomercioSP, Ivo Dall’Acqua Júnior; o deputado federal Marx Beltrão (PP/AL); e o presidente do Conselho de Turismo da FecomercioSP, Guilherme Dietze

A escassez de mão de obra é um dos maiores impasses para o setor de Turismo se desenvolver no País. Focada em contribuir para a reverão desse cenário, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) tem mobilizado parlamentares e proposto ações efetivas, como a criação do programa Emprega Turismo — uma iniciativa originada a partir de um estudo da Entidade — que se transformou no Projeto de Lei (PL) 1.599/2025, com tramitação iniciada na Câmara dos Deputados.

Na última quarta-feira (23), o presidente em exercício da Federação, Ivo Dall’Acqua Júnior, e o presidente do Conselho de Turismo da Entidade, o economista Guilherme Dietze, se reuniram com o autor do PL, o deputado federal Marx Beltrão (PP/AL), para discutir os desafios da empregabilidade no Turismo, bem como as justificativas para a aprovação do projeto na Câmara.

A proposta, apresentada ao deputado Beltrão em outubro de 2024, ganhou forma legislativa, com aperfeiçoamentos do texto e coautoria de outros congressistas relevantes, como Pedro Lupion (PP/PR), presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária; Joaquim Passarinho (PL/PA), que comanda a Frente Parlamentar do Empreendedorismo; e Felipe Carreiras (PSB/PE).

Segundo Dall’Acqua Júnior, a aprovação do PL pode ampliar a formalização e a capacitação do trabalho no Turismo, estimulando o setor no Brasil, que conta com diversos destinos atraentes e tem potencial de crescimento. “O Emprega Turismo almeja um setor mais inclusivo, dinâmico e sustentável. Trata-se de uma proposta que conecta as necessidades dos empresários com as oportunidades de geração de renda e qualificação dos trabalhadores. Com essa iniciativa, buscamos criar um ambiente em que o Turismo possa gerar trabalho formal, com segurança jurídica e perspectiva de futuro”, disse o presidente em exercício da FecomercioSP. 

Entenda o PL 

O projeto busca facilitar a formalização de trabalhadores beneficiários do Bolsa Família, integrando-os ao mercado de Turismo. A medida deve gerar emprego, renda e capacitação profissional, além de estimular o setor. Segundo Dietze, o programa pode gerar valor para todos os envolvidos ao lidar com um dos grandes entraves da empregabilidade no País, proporcionando bons impactos socioeconômicos e sociais. “O governo se beneficia com o aumento da arrecadação previdenciária e sem a necessidade de arcar com custos adicionais para a implementação da proposta; o empresário amplia o potencial de contratação, com mais segurança jurídica; e o trabalhador passa a contar com proteção social, acesso ao crédito e diversos outros benefícios. É uma relação em que todos ganham”, afirmou o presidente do Conselho de Turismo da Federação.

Diante da chancela de importantes frentes parlamentares, a expectativa é que o PL avance na Câmara, trazendo um novo fôlego para um dos setores mais estratégicos da economia. O deputado Beltrão garantiu que conversará com Hugo Motta (Republicanos/PB), presidente da Câmara dos Deputados, para viabilizar a tramitação.

Siga acompanhando as atualizações sobre o PL 1.599/2025 e seus desdobramentos no Portal FecomercioSP.

Fechar (X)