Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Sustentabilidade

Fernando de Noronha inaugura usina de energia solar

Geração será de 600 MWh/ano, o equivalente a 4% do consumo da ilha

Ajustar texto A+A-

Fernando de Noronha inaugura usina de energia solar

Reconhecido pela Unesco como Patrimônio Mundial Natural, o arquipélago de Fernando de Noronha, em Pernambuco, inaugurou sua primeira usina solar fotovoltaica em um terreno de cinco mil metros quadrados, com potência instalada de 400 kWp (quilowatt-pico) e geração de 600 MWh/ano, o equivalente a 4% do consumo da ilha.

A Usina Solar Noronha I, composta por 1.644 painéis de silício policristalino, recebeu investimentos de R$ 5 milhões de reais. A operação foi realizada por meio do Programa de Eficiência Energética da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe). Até então, todo o abastecimento da ilha era proveniente da Usina Termelétrica Tubarão.

A utilização da radiação solar como fonte renovável de energia reduzirá o consumo em cerca de 200 mil litros de óleo diesel por ano. Após o período de um ano, a usina será doada ao Governo Federal, que terá uma economia superior a R$ 100 mil/ano referente ao consumo de energia.

Usina Solar Noronha II
Além da Usina Solar Noronha I, a ilha receberá uma nova unidade solar fotovoltaica, que deve entrar em operação no primeiro semestre de 2015. Os painéis fotovoltaicos da Usina Solar Noronha II serão instalados em uma área de concreto de oito mil metros quadrados, pertencente ao Governo do Estado. O sistema que converte a radiação solar em energia elétrica terá potência instalada de 500 kWp, vai gerar cerca de 777 MWh/ano - o que corresponde a 6% do consumo da ilha.

Fonte: CicloVivo

Fechar (X)