Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Sustentabilidade

Geladeiras podem ser novos aquecedores de água

Projeto de professor e aluno da POLI –USP aquece água a partir de calor gerado por geladeiras

Ajustar texto A+A-

Geladeiras podem ser novos aquecedores de água

Nova tecnologia, criada por esforços conjuntos entre professor e aluno da POLI, transforma o calor gerado por geladeiras em aquecedor para água. O projeto já foi patenteado e funciona em torneiras de cozinha e chuveiros.

A agência USP explica o funcionamento do experimento: no processo de circulação do gás refrigerante da geladeira, o gás é aspirado pelo compressor e comprimido, o que resulta em aumento da pressão e temperatura do gás. Daí ele prossegue para um condensador - uma espécie de serpentina que fica na parte posterior da geladeira doméstica, onde o calor é dissipado.  Entre o condensador e o compressor é inserido um tanque de água. Todo o calor gerado vai para esse tanque, esquentando a água, ao invés de se dissipar no ambiente.

Testes realizados em uma geladeira comercial de 565 litros e um tanque de água de 25 litros revelaram economia de R$ 35 ao mês em relação a sistemas de aquecimento elétrico.

Fonte: CicloVivo

Fechar (X)