Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Negócios

Gestão resiliente demanda habilidades para traçar o risco de crises no futuro da empresa

FecomercioSP produz material com orientações e práticas para fortalecer inovação e resistência das empresas diante das adversidades

Ajustar texto A+A-

Gestão resiliente demanda habilidades para traçar o risco de crises no futuro da empresa

Negócios que souberem se antecipar, se preparar e reagir serão mais eficientes em atravessar crises
(Arte: TUTU)

Diante dos desafios que a pandemia trouxe para a maioria das empresas, houve uma necessidade crescente de, mais do que manter o negócio no mercado, avaliar como prosperar no novo cenário diante de tantas mudanças nos perfis do consumidor, na forma como o trabalho é realizado e nos métodos produtivos. 

Um estudo global sobre crises elaborado pela consultoria PwC neste ano, que ouviu 2.814 empresários no mundo, aponta que 73% deles foram negativamente afetados pela pandemia, ao passo que 62% buscaram um plano para responder à crise. O consenso entre quase todos os gestores ouvidos (84%) no mundo foi a necessidade de discutir o valor da resiliência organizacional. 

Uma pesquisa recente da Boa Vista mostra que grande parte dos empresários brasileiros ouvidos adotou cortes de despesa para a sobrevivência do negócio. Apesar da gestão financeira ser um pilar para a resiliência, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) sinaliza que há um conjunto de práticas fundamentais para lidar com outros desafios que ameacem a presença da organização no mercado, além da crise. 

Confira mais orientações para o seu negócio
Sete modelos alternativos de contratação e como colocá-los em prática
Saiba como implantar o home office na sua empresa de acordo com a legislação
Como fazer uma boa gestão empresarial em meio à pandemia de covid-19?
Pós-pandemia exigirá novo papel das empresas para conquistar consumidores
Pandemia em 2021: e-book traz orientações para a retomada dos negócios

A resiliência organizacional se trata da habilidade da empresa de se antecipar, preparar-se, adaptar-se e reagir com flexibilidade e eficiência às adversidades e às transformações que surgem. Num plano mais estratégico, uma organização resiliente é aquela que demonstra capacidade de modificar estratégias operacionais de modo dinâmico, reinventando sua forma de atuação com vistas a uma adaptação no mercado de atuação. 

Estas habilidades são fundamentais à modelagem de cenários futuros para a empresa e ainda para o planejamento em relação à responsabilidade social, cultura corporativa, cibersegurança, diversidade das lideranças organizacionais, digitalização, presença internacional, etc.

25.10_1A FecomercioSP produziu um e-book com orientações e práticas estratégias que trazem mais resiliência às empresas. Acesse e confira na íntegra.

Acompanhe a FecomercioSP

Para saber mais sobre as atividades de advocacy da FecomercioSP ou conhecer as atividades dos conselhos da FecomercioSP, fale conosco pelo e-mail ri@fecomercio.com.br. Se você ainda não é associado, clique aqui e conheça as vantagens.

Fechar (X)