Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Negócios

Globalização pode ampliar oportunidades para pequenas e médias empresas

Aumentos nos fluxos de comércio e informação contribuem para a expansão dos negócios a mercados internacionais

Ajustar texto A+A-

Globalização pode ampliar oportunidades para pequenas e médias empresas

No comércio internacional, pequenas e médias empresas podem se diferenciar por meio de um contato mais próximo ao consumidor
(Arte/Tutu)

A internacionalização de negócios e o aumento do fluxo de trocas comerciais no mundo são alguns dos efeitos da globalização, processo que atravessa séculos e que foi intensificado na década de 1990 com a criação da Organização Mundial do Comércio (OMC). A possibilidade de pequenas e médias empresas competirem, hoje, em mercados internacionais está associada a esse procedimento de integração global.

Isso porque a globalização, além de impulsionar as operações de comércio exterior, facilitou a transmissão de informação e o compartilhamento de novas tecnologias pelo mundo. De certa forma, a globalização permitiu que as empresas ampliassem o seu campo de atuação, não se restringindo apenas ao território de seu país.

Veja também
Registro internacional de marca valoriza exportação de bens e serviços
Mudanças de política externa beneficiariam exportações brasileiras
Exportador deve conhecer as barreiras comerciais antes de iniciar operação internacional
Empresas devem avaliar capacidade de produção para exportar
Feiras no exterior são ótimas oportunidades para internacionalização dos negócios

Embora a competição em um mercado externo possa ser bastante acirrada, há espaço para pequenas e médias empresas. De acordo com a Fecomercio Internacional, braço da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), uma maneira de negócios desse porte se diferenciarem é por meio de um contato mais próximo ao consumidor, possivelmente personalizando a oferta de bens e serviços, em vez de apostar em uma produção padronizada em larga escala.

Além disso, em geral, mercados externos valorizam produtos que transmitem a imagem do Brasil, como cores, diversidade e alegria. Dessa forma, a brasilidade é uma característica a ser considerada nas exportações.

De todo modo, no mundo globalizado, a informação flui com celeridade, o que possibilita que as empresas incorporem inovações que melhoram as atividades operacionais. Para isso, é importante que o empresário se mantenha informado, visite feiras nacionais e internacionais e invista em viagens de prospecção de mercados. O contato direto com outras realidades é uma importante fonte de conhecimento para a prosperidade dos negócios, principalmente quando se trata de iniciativas internacionais.

A FecomercioSP ressalta, contudo, que a conquista de mercados externos é uma ação que traz retornos a médio prazo, exigindo do empreendedor tempo, investimento e perseverança.

Fechar (X)