Negócios
29/06/2014Golpe usa falsa notícia da morte de Schumacher para aumentar views de sites
Estratégia funciona lucrando às custas do tempo que o internauta perde compartilhando vídeo com a informação
Um novo golpe disseminado no Facebook e em outras redes sociais utiliza a falsa notícia da morte de Michael Schumacher, o ex-piloto alemão de Fórmula 1, para aumentar o número de views da página onde o vídeo com a suposta notícia está hospedado.
Apesar de não representar um perigo para o usuário, o golpe funciona lucrando às custas do tempo que o internauta perde compartilhando o vídeo. Ou seja: ao clicar na falsa notícia publicada no Facebook (ou em outra rede social), o usuário é conduzido para uma outra página com um vídeo. Ao tentar executar o vídeo, o internauta recebe a mensagem de que só poderá visualizar as imagens após compartilhar o conteúdo.
Dessa forma, quanto mais pessoas compartilharem o vídeo, maior será o tráfego do site em que ele está postado. Isso acaba incrementando as receitas da página na qual o vídeo está hospedado.
Este esquema foi descoberto pela ESET, uma empresa fornecedora de soluções de segurança da informação. Para evitar que o golpe se alastre, os especialistas da empresa recomendam que, caso o usuário tenha clicado no link ou compartilhado o vídeo com amigos, remova imediatamente o post de sua linha do tempo no Facebook.
Outra dica dada pelos profissionais da ESET é a de o usuário desconfiar da falta de divulgação de notícias como essa em veículos da imprensa tradicional. Além disso, se fosse realmente uma notícia verdadeira, o site não exigiria o compartilhamento da informação para liberar o acesso ao vídeo.
Fonte: Tecmundo
Todos os direitos patrimoniais relativos ao conteúdo desta obra são de propriedade exclusiva da FECOMERCIO-SP, nos termos da Lei nº 9.610/98 e demais disposições legais aplicáveis à espécie. A reprodução total ou parcial é proibida sem autorização.
Ao mencionar esta notícia, por favor referencie a mesma através desse link:
www.fecomercio.com.br/noticia/golpe-usa-falsa-noticia-da-morte-de-schumacher-para-aumentar-views-de-sites