Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Sustentabilidade

Grandes empresas finalistas do Prêmio Fecomercio seguem com projetos socioambientais

Iniciativas implementam medidas ambientais em empreendimentos, incentivam micro empreendedorismo local e envolvem moradores em bairro sustentável

Ajustar texto A+A-

Grandes empresas finalistas do Prêmio Fecomercio seguem com projetos socioambientais

As grandes empresas finalistas do 4º Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade continuam desenvolvendo projetos e ações que tenham, acima de tudo, a preocupação com os impactos das atividades no meio ambiente.

A consultoria imobiliária Jones Lang LaSalle (JLL) chegou na reta final da premiação com o case "Ações de Inovação Ambiental", realizado no Condomínio City Tower, no Rio de Janeiro. A companhia, como administradora do prédio comercial, implantou medidas na operação para gerenciar o uso de resíduos naturais e aplicar boas práticas no edifício, como a captação de água da chuva; compra de produtos menos agressivos ao meio ambiente; automação do sistema de controle de correspondências para reduzir a geração de papel; coleta seletiva, entre outras.

De acordo com o diretor da área de gerenciamento de propriedades da JLL, Fábio Martins, diversas propriedades administradas pela consultoria têm a preocupação ambiental, assim como o projeto finalista. "A sustentabilidade já é levada em conta como premissa básica de qualquer projeto ou serviço oferecido pela JLL. Os gerentes de propriedades trabalham em parceria com seus clientes para continuamente propor soluções que visam à utilização mais racional de recursos, combinadas com práticas menos agressivas ao meio ambiente, desde a concepção até a operação e manutenção de um empreendimento", comenta.

O grupo possui uma equipe responsável exclusivamente pelas práticas sustentáveis dos projetos, desenvolvendo boas técnicas e práticas para disseminar nos empreendimentos, independente de terem ou não potencial para certificação de edifício verde. "O grupo de sustentabilidade da área de gerenciamento de propriedades da JLL está constantemente estudando inovações em sustentabilidade que possam ser colocadas em práticas nos empreendimentos administrados pela empresa", explica Martins.

Para a consultoria, ter sido finalista do Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade reforçou a dedicação que o grupo tem com ações responsáveis. "O reconhecimento trazido por estar entre os projetos finalistas da FecomercioSP e pelas outras premiações recebidas certamente reforça para todos os públicos a imagem da JLL como uma marca comprometida com a sustentabilidade", afirma o diretor.


Mulheres de negócios
Incentivando o micro empreendedorismo local e o empoderamento de mulheres de baixa renda de Salvador (BA), o projeto Kiteiras, da empresa de iogurtes Danone, ficou entre os finalistas do 4º Prêmio e, hoje, segue ampliando a atuação da iniciativa.

O programa capacita mulheres para que produtos da companhia sejam comercializados pelo método porta a porta, oferecendo-lhes uma alternativa de renda. Além dos treinamentos de técnicas de comercialização, o projeto oferece cursos de gestão financeira e suporte para que as participantes entrem no mundo dos negócios. 

De acordo com a gerente de desenvolvimento de distribuidores da Danone, Rafaela Biamante, a iniciativa segue em expansão. "O Projeto Kiteiras segue evoluindo em seus resultados, com aumento no número de mulheres participantes. Iniciamos uma grande ação de recrutamento em alguns bairros para captar mais mulheres, a qual tem funcionado muito bem". Segundo Rafaela, 370 mulheres estão participando do programa e a expectativa é levar o projeto para mais cidades.


Bairro consciente
A construção de um bairro a partir do princípio de baixo impacto na natureza e envolvimento dos moradores em ações socioambientais rendeu à grande empresa Jardins Mangueiral Empreendimentos Imobiliários a posição de finalista no Prêmio da FecomercioSP.

A partir de uma parceria público privada, foi criado na cidade de São Sebastião, nos arredores de Brasília, o Programa de Desenvolvimento Comunitário da Jardins Mangueiral.

Com 95% das unidades habitacionais entregues, diversas ações socioambientais foram realizadas, como contratação de mão de obra local durante as obras; conscientização sobre coleta seletiva; palestras de cidadania; formação em sustentabilidade; entre outros. 

De acordo com a analista responsável pela área de sustentabilidade do projeto, Tayná Haudiquet, com a conclusão das obras, a maior parte das ações executadas foram encerradas. "As pessoas que irão se mudar para suas unidades habitacionais puderam, durante a etapa de execução de nosso projeto, participar de diversas ações".

Ser finalista do Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade trouxe resultados positivos para o projeto, assinala Tayná. "Trouxe para os colaboradores um retorno e orgulho de trabalhar em uma empresa que põe em prática ações como as descritas no projeto", avalia.

Fechar (X)