Economia
16/06/2015Houve muita marquetagem, aponta Caio Blinder sobre economia brasileira
O jornalista é um dos entrevistados de uma série especial da FecomercioSP sobre os ambientes político e econômico do País
Por Alessandra Jarussi
“O ano de 2015 é muito sóbrio, negativo, de decepção e cobrança. O Brasil nos decepcionou outra vez [...] O ponto fundamental é que houve muita marquetagem sobre o País”. A afirmação é do jornalista Caio Blinder, que mora há mais de 20 anos em Nova Iorque, ao ser questionado sobre o olhar e as expectativas de quem vive fora do País. Ele é um dos entrevistados de uma série especial da FecomercioSP sobre a política econômica brasileira. O documentário foi gravado no início do ano, nos Estados Unidos, com entrevistas conduzidas pelo jornalista Adalberto Piotto.
Blinder lembra a capa da revista britânica The Economist, em 2009, dedicada ao Brasil, que trazia uma montagem com o Cristo Redentor decolando, como se fosse um foguete, sob o título “O Brasil decola”.
“Houve muita marquetagem. De um lado, a visão do Brasil do pré-sal, que vai dar um salto fenomenal, a passagem de emergente a país de Primeiro Mundo em um passe de mágica, em uma década, e, de outro, uma marquetagem que eu considero ainda maior: a do economista britânico Jim O’Neill, que cunhou a expressão BRIC. Foi uma arrancada histórica desses países, impulsionada pelas necessidades de commodities da China e por um certo cansaço natural das economias maduras. Houve um momento histórico do Brasil, que foi emblemático, com a capa da Economist, com o rabo do foguete no Cristo Redentor. Nessa marquetagem, todo mundo participou da festa: o Brasil movido a commodities, a consumo e um deslumbramento, que foi do País e do exterior”, conclui.
A TV Folha exibe, até 23 de junho, 13 entrevistas, que constam do documentário produzido pela FecomercioSP. Veja aqui a entrevista com Caio Blinder divulgada pela TV Folha.
Assista abaixo à entrevista no canal da FecomercioSP no YouTube.
Todos os direitos patrimoniais relativos ao conteúdo desta obra são de propriedade exclusiva da FECOMERCIO-SP, nos termos da Lei nº 9.610/98 e demais disposições legais aplicáveis à espécie. A reprodução total ou parcial é proibida sem autorização.
Ao mencionar esta notícia, por favor referencie a mesma através desse link:
www.fecomercio.com.br/noticia/houve-muita-marquetagem-aponta-caio-blinder-sobre-economia-brasileira