Economia
26/01/2018Índice de Confiança do Consumidor atinge 117 pontos em janeiro, a maior pontuação desde setembro de 2014
Segundo FecomercioSP, a quarta alta consecutiva do indicador foi motivada pela melhora da percepção do consumidor em relação às condições econômicas atuais e expectativas futuras
Os dois componentes do indicador cresceram na comparação com dezembro, com elevação de 8,6% no ICEA e de 6,1% no IEC
(Arte/TUTU)
Em janeiro, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) do município de São Paulo atingiu 117 pontos, alta de 6,9% em relação aos 109,5 pontos vistos em dezembro. É a maior pontuação desde setembro de 2014. No comparativo anual, o ICC registrou crescimento de 14,4%.
O ICC é elaborado mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) e a escala de pontuação varia de zero (pessimismo total) a 200 pontos (otimismo total).
Veja também:
Índice de Expansão do Comércio começa o ano com alta de 0,8% em janeiro e atinge 99,7 pontos
Intenção de consumo das famílias atinge 89,4 pontos em janeiro, o maior patamar desde maio de 2015
Índice de segurança de crédito cresce 4,5% e atinge 82,5 pontos em janeiro, aponta FecomercioSP
Os dois componentes do indicador cresceram na comparação com dezembro. O ICEA registrou elevação de 8,6%, ao passar de 82,8 pontos em dezembro para 90,0 pontos em janeiro, a maior pontuação desde abril de 2015. Em relação a janeiro do ano passado, o indicador assinalou alta de 32,0%. O IEC avançou 6,1%, ao passar de 127,2 pontos em dezembro para 134,9 pontos em janeiro. No comparativo anual, o índice registrou elevação de 8%.
Segundo a assessoria econômica da Federação, o resultado ainda é reflexo do recebimento dos recursos adicionais do décimo terceiro salário, que melhora a avaliação dos consumidores em relação ao momento atual e às expectativas sobre os meses seguintes.
Gênero e renda
No resultado apurado pelo ICEA, a maior alta foi do grupo feminino, que cresceu 11%, ao passar de 75,6 em dezembro para 83,9 pontos em janeiro. O grupo de consumidores com renda familiar superior a 10 salários mínimos (SM) subiu 14,5% ao passar de 90,7 pontos em dezembro para 103,8 pontos em janeiro, sendo única segmentação acima dos 100 pontos – indicando, portanto, otimismo.
No resultado apurado pelo IEC, destacam-se os avanços registrados nos grupos de consumidores com renda superior a dez salários mínimos e do público masculino. O primeiro assinalou alta de 9,2%, ao passar de 141,2 pontos em dezembro para 154,2 pontos em janeiro, e o segundo subiu 6,8%, passando de 128,6 pontos em dezembro para 137,4 pontos em janeiro.
De acordo com a assessoria econômica da FecomercioSP, as recuperações do emprego e da renda têm sido fundamentais para a restauração da confiança do consumidor e devem acelerar de forma mais consistente o poder de compra, assim como o ciclo de consumo.
Todos os direitos patrimoniais relativos ao conteúdo desta obra são de propriedade exclusiva da FECOMERCIO-SP, nos termos da Lei nº 9.610/98 e demais disposições legais aplicáveis à espécie. A reprodução total ou parcial é proibida sem autorização.
Ao mencionar esta notícia, por favor referencie a mesma através desse link:
www.fecomercio.com.br/noticia/indice-de-confianca-do-consumidor-atinge-117-pontos-em-janeiro-a-maior-pontuacao-desde-setembro-de-2014-1
Notícias relacionadas
-
Imprensa
Mobilização em defesa da Reforma Administrativa é destaque na imprensa
Propostas, corroboradas por entidades de diversos setores, são repercutidas no jornal Folha de S. Paulo
-
Imprensa
Bienal do Livro 2024: Ivo Dall’Acqua participa da abertura
EconomiaFamílias paulistanas estão um pouco mais otimistas, mas ainda cautelosas no consumo