Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Sustentabilidade

Indústria química cria novas soluções ecológicas após ser finalista do Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade

Empresa Beraca ficou entre as indústrias finalistas da 4ª edição do Prêmio

Ajustar texto A+A-

Indústria química cria novas soluções ecológicas após ser finalista do Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade

Dedicada a desenvolver soluções sustentáveis e inovadoras para outras empresas, a indústria química Beraca, finalista do 4º Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade, segue desenvolvendo tecnologias para melhorar processos com menor impacto ambiental.

Com o projeto do DIOX, um sistema de geração de dióxido de cloro in loco para aplicação no processo de fermentação das usinas sucroalcooleiras, a companhia ficou entre as indústrias finalistas da premiação da FecomercioSP. 

A tecnologia permite que tradicionais antibióticos usados no processo das usinas sejam substituídos, reduzindo o custo com insumos e o uso de ácido sulfúrico. Os impactos dessa troca resultam não só em economia, mas também em uma cadeia de etanol mais limpa. 

No período anterior à premiação, 22 usinas usavam a solução e, agora, são 25 unidades. A meta da companhia é alcançar 90 usinas até o final desse ano, como cita o gerente de Responsabilidade Corporativa e Sustentabilidade da Beraca, Thiago Augusto Terada. "A princípio a meta está mantida. Mas, dado o cenário do setor sucroalcooleiro, estamos mais cautelosos com relação ao nível de investimentos. Acreditamos que o setor irá retomar o seu lugar de protagonista dentro da economia nacional e, por isso, ainda mantemos nossa estratégia comercial", assinala. Em 2013, o nível de insumo tratado pela tecnologia estava em 1,135 bilhão de litros de álcool, número que elevou para 1,995 bilhão em 2015. 

A companhia não parou na solução do DIOX e já desenvolveu uma nova tecnologia sustentável, indica Terada. "No ano passado desenvolvemos e patenteamos uma nova tecnologia para a obtenção do dióxido de cloro. O produto possui uma apresentação na forma de pó e possibilita à Beraca ampliar sua presença de mercado. Isso porque usinas que não possuíam viabilidade técnica, do ponto de vista da utilização do produto - devido a critérios da planta industrial- agora passam a fazer parte também do foco de ação comercial da Beraca", explica. 
 
Ser finalista do Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade contribuiu para o trabalho da empresa, acredita Terada. "Foi muito importante para nós, não apenas pelo reconhecimento de nossos esforços perante o mercado, mas também diante de um prêmio e uma instituição tão renomados. Otimizamos o esforço de comunicação perante nossos clientes e assessoria de imprensa, elevando nossa imagem de empresa sustentável e inovadora".

Na categoria Indústria, o projeto Print School – Escola Gráfica, da Plural Indústria Gráfica, também ficou entre os finalistas do 4º Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade.

Fechar (X)