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Imprensa

Intenção em adquirir financiamento cresce entre os paulistanos em janeiro

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São Paulo, 21 de janeiro de 2015 – Após três meses consecutivos em queda, a intenção do consumidor de contrair novos financiamentos voltou a crescer em janeiro, como revela a Pesquisa de Risco e Intenção de Endividamento (PRIE) elaborada mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). O indicador apresentou alta de 5,4% com relação a dezembro do ano passado. No entanto, em comparação a janeiro de 2014, houve recuo de 15,9% - o que aponta um comportamento mais cauteloso do consumidor, que tende a evitar compromissos de médio e longo prazos.

Outro indicador que compõe a pesquisa e que também apresentou retração entre janeiro e dezembro foi Segurança de Crédito, com queda de 5,2%. O item mede a proporção de consumidores, endividados ou não, que possuem uma reserva aplicada, e que possa ser usada em casos de imprevistos. Os consumidores não endividados contribuíram expressivamente para a queda do indicador, com uma redução de 8,9%. Já os endividados contribuíram com um porcentual menor (-3,3%).

A pesquisa mostrou que a aplicação mais utilizada pelos entrevistados continua sendo a Poupança, com 71,8%, entretanto, a Previdência Privada apresentou números significativos de aumento de investimentos, passando de 6,4% em dezembro para 7,5%. Segundo a assessoria econômica da FecomercioSP, essa mudança pode acontecer em virtude dos efeitos tributários, como é normal ocorrer todo ano - em razão dos aplicadores, ao longo do mês de dezembro, transferirem parte da poupança para essas aplicações.

Para os assessores, os consumidores têm tido perspectivas não muito agradáveis e, com isso, vêm se preparado para enfrentar possíveis dificuldades: desde o início de 2014, famílias têm evitado endividamento e prestações e se preocupado mais em abrir uma poupança. A assessoria ressalta ainda que o comportamento do consumidor poderá permanecer assim durante todo esse ano, principalmente no primeiro semestre.

Sobre a PRIE
A Pesquisa de Risco e Intenção de Endividamento (PRIE), apurada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), tem o objetivo de acompanhar o interesse dos paulistanos em contrair crédito e a evolução da proporção de famílias endividadas na capital paulista que possuam aplicações financeiras, gerando um índice de risco inerente a essas operações. Os dados que compõem a PRIE são coletados em 2,2 mil entrevistas mensais realizadas na cidade de São Paulo.

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