Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Sustentabilidade

Interesse por bicicletas na Espanha movimenta um bilhão de euros

Vendas de bikes respondem por 60% do faturamento da indústria ciclística; vendas de componentes respondem por 24%; roupas e acessórios, 16%

Ajustar texto A+A-

Interesse por bicicletas na Espanha movimenta um bilhão de euros

O interesse cada vez maior dos espanhóis pelas bicicletas movimentou mais de um bilhão de euros (R$ 3 bilhões) no ano passado, o que representa aumento de 2,48% no faturamento do setor em relação a 2012. Mais de um milhão de bicicletas foram vendidas na Espanha em 2013, o que supera as vendas de automóveis (722.703) pelo segundo ano consecutivo. Os dados são da Associação de Marcas de Bicicletas da Espanha (Ambe)

Embora as mountain bikes dominem as vendas (63%), os modelos urbanos e elétricos começam a despontar, com 7% e de 1% do mercado, respectivamente.

As vendas de bicicletas respondem por 60% do faturamento da indústria ciclística, que emprega 14 mil pessoas; as vendas de componentes respondem por 24%; roupas e acessórios, 16%.

Revolução ciclística

As cidades da Espanha viveram uma verdadeira revolução ciclística nos últimos anos. Entre 2008 e 2011, o número de pessoas que chegava ao trabalho de bicicleta duplicou (subiu de 6,8% para 11,9%), segundo a Direção Geral de Trânsito.

Outro dado importante é que os ciclistas gastam mais em comércios locais. Um estudo realizado em Portland, nos Estados Unidos, mostra que as vendas no comércio de rua cresceram 19% após a instalação de ciclovias.

Na Noruega, a prefeitura de Lillestrom realizou a operação Pedágio Inverso para premiar financeiramente moradores que se locomovem a pé ou de bicicleta. O prefeito da cidade resume a ideia em uma frase: “é um investimento”. 

Fonte: EcoD

Fechar (X)