Economia
17/10/2016João Pessoa tem a menor taxa de famílias inadimplentes entre as capitais brasileiras
Apenas 10% das famílias da capital paraibana possuíam dívidas em atraso em junho deste ano, segundo Radiografia do Crédito e do Endividamento das Famílias Brasileiras
Além de João Pessoa, outras capitais nordestinas também se destacam por terem as menores taxas de comprometimento de renda com dívidas
(Arte/TUTU)
Entre as capitais brasileiras, João Pessoa é a que possui a menor taxa de famílias com contas em atraso. A taxa de inadimplência atingia 10% das famílias da capital paraibana em junho deste ano. Em 2013, 24% registravam dívidas atrasadas.
João Pessoa também tem o menor valor médio mensal de dívida por família, de R$ 612, bem abaixo da média das capitais, de R$ 1.569. Além disso, apenas 13% da renda mensal familiar é comprometida com dívidas, a menor parcela do País.
Os dados são da sexta edição da Radiografia do Endividamento das Famílias, organizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). A pesquisa analisa o comportamento das famílias brasileiras entre os anos de 2013, quando o avanço inflacionário exigiu que o Banco Central iniciasse um ciclo de aumento da taxa de juros, ao primeiro semestre deste ano, em que a recessão econômica se mostra ainda persistente.
Além de João Pessoa, outras capitais nordestinas também se destacam por terem as menores taxas de comprometimento de renda com dívidas: Aracaju (14%), Recife (23%) e Maceió (27%), que possui o mesmo porcentual de Belém, na região Norte.
Confira mais detalhes sobre o endividamento das famílias das capitais da região Nordeste no infográfico abaixo:
Todos os direitos patrimoniais relativos ao conteúdo desta obra são de propriedade exclusiva da FECOMERCIO-SP, nos termos da Lei nº 9.610/98 e demais disposições legais aplicáveis à espécie. A reprodução total ou parcial é proibida sem autorização.
Ao mencionar esta notícia, por favor referencie a mesma através desse link:
www.fecomercio.com.br/noticia/joao-pessoa-tem-a-menor-taxa-de-familias-inadimplentes-entre-as-capitais-brasileiras