Negócios
19/07/2016Legislação brasileira e empresas de Internet precisam encontrar meios que colaborem com investigações criminais
Para a FecomercioSP, casos como bloqueio do WhatsApp continuarão acontecendo caso não haja colaboração mútua entre autoridades e empresas
A decisão da juíza, ocorrida após três notificações, não determina prazo para fim do bloqueio
(PixAbay)
Nesta terça-feira (19), a justiça do Rio de Janeiro mandou bloquear o WhatsApp em todo o Brasil. O motivo remete o fato de a empresa não cumprir determinação judicial para interceptar mensagens compartilhadas pelo aplicativo para investigação policial.
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), considera que a decisão da juíza Daniela Barbosa está prevista na legislação brasileira, porém, ainda que o reflexo da decisão possa ser superior ao objetivo do processo, entende-se que uma determinação judicial deve ser respeitada por qualquer empresa, seja ela de origem nacional ou estrangeira.
A assessoria jurídica da Entidade explica que, as pessoas dependem das aplicações que, por sua vez, armazenam dados de toda natureza, inclusive os detalhes para as investigações criminais. Dessa maneira é necessário a colaboração mútua entre autoridades, empresas e sociedade para se encontrar meios legais para a busca de dados que comprovem eventuais crimes, garanta a privacidade e proteção dos usuários e o respeito ao ordenamento jurídico vigente.
A decisão da juíza, ocorrida após três notificações, não determina prazo para fim do bloqueio; o WhatsApp só voltará funcionar, segundo a Magistrada, quando cumprir a determinação judicial e, ainda, foi imposta multa diária de R$50 mil até que a empresa cumpra a medida.
Todos os direitos patrimoniais relativos ao conteúdo desta obra são de propriedade exclusiva da FECOMERCIO-SP, nos termos da Lei nº 9.610/98 e demais disposições legais aplicáveis à espécie. A reprodução total ou parcial é proibida sem autorização.
Ao mencionar esta notícia, por favor referencie a mesma através desse link:
www.fecomercio.com.br/noticia/legislacao-brasileira-e-empresas-de-internet-precisam-encontrar-meios-que-colaborem-com-investigacoes-criminais-1