Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Institucional Empresas

Fecomercio

Sobre Imprensa Sindicatos Negociações Coletivas SESC SENAC Cecomercio Centro de Eventos Teatro Raul Cortez Licitações Biblioteca Fale Conosco
Produtos e Serviços Advocacy
Últimas notícias Facebook Twitter Youtube Linkedin Instagram SoundCloud Spotify Apple Podcast
  • Artigos
  • Institucional
  • Sindicatos
  • Pesquisas
  • Brasil
  • Mercado
  • Trabalho
  • Empresas
  • Impostos
  • Arbitragem e Mediação
  • Comércio Eletrônico
  • Varejo
  • Atacado
  • Serviços
  • Empreendedorismo
  • Turismo
  • Inovação
  • Internacional
PROJETOS ESPECIAIS:
  • Afixação de preços e fiscalização
  • Sustentabilidade
PROJETOS ESPECIAIS:
  • Logística Reversa
  • Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade
  • Últimas Notícias
Sindicatos Pesquisas Fale conosco
  • Sobre
  • Imprensa
  • Negociações Coletivas
  • Serviços
  • SESC
  • SENAC
  • Cecomercio
  • Centro de Eventos
  • Teatro Raul Cortez
  • Licitações
  • Editorial
  • Economia
  • Legislação
  • Negócios
  • Interior de São Paulo
  • Publicações
  • Biblioteca
  • Tributação e Burocracia
  • Relações do Trabalho e Previdência
  • Economia e Finanças
  • Sustentabilidade
  • Tencologia da Informação e Comércio Eletrônico
  • Desenvolvimento Local
  • Consumidor
  • Empresarial
  • Contadores
  • Pequenas Empresas
  • Médias e Grandes Empresas
  • Conselho de Turismo
  • Conselho de Emprego e Relações do Trabalho
  • Conselho de Assuntos Tributários
  • Conselho Estadual de Defesa do Contribuinte
  • Conselho de Economia Empresarial e Política
  • Conselho Superior de Direito
  • Conselho do Comércio Atacadista
  • Conselho de Serviços
  • Conselho de Relações Internacionais
  • Conselho de Sustentabilidade
  • Conselho de Comércio Eletrônico
  • Produtos e Serviços
  • Advocacy

Fecomercio

Associe-se
Contadores Pequenas Empresas Médias e Grandes Empresas
Conselhos Pesquisas
Editorial
Artigos Institucional Sindicatos
PROJETOS ESPECIAIS: UM BRASIL
Negócios
Comércio Eletrônico Varejo Atacado Serviços Empreendedorismo Turismo Inovação Internacional
PROJETOS ESPECIAIS: Afixação de preços e fiscalização
Economia
Pesquisas Brasil Mercado
Legislação
Trabalho Empresas Impostos Arbitragem e Mediação
Sustentabilidade
Sustentabilidade
PROJETOS ESPECIAIS: Logística Reversa
Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade

Fecomercio

Últimas Notícias Associe-se
Contadores Pequenas Empresas Médias e Grandes Empresas
Pesquisas Fale conosco
  • Institucional
    • Sobre
    • Imprensa
    • Negociações Coletivas
    • SESC
    • SENAC
    • Cecomercio
    • Teatro Raul Cortez
    • Licitações
    • Biblioteca
    • Fale Conosco
  • Eventos
    • Editorial
    • Economia
    • Legislação
    • Negócios
    • Interior de São Paulo
  • Publicações
    • Publicações
    • Biblioteca
  • Atuação
    • Tributação e Burocracia
    • Relações do Trabalho e Previdência
    • Economia e Finanças
    • Sustentabilidade
    • Tecnologia da Informação e Comércio Eletrônico
    • Desenvolvimento Local
    • Consumidor
    • Empresarial

Legislação

14/06/2022

Lei de Mediação completa sete anos e se concretiza como ferramenta essencial para a redução da judicialização de conflitos

Recurso possibilita resultados mais rápidos, menos custosos e com completo amparo jurídico – fatores fundamentais às empresas

Ajustar texto: A+A-

Ouvir Texto:

00:00 00:10

Compartilhar por:

E-mail Facebook Twitter Linkedin
Lei de Mediação completa sete anos e se concretiza como ferramenta essencial para a redução da judicialização de conflitos

Mediação potencializa a vontade das partes para que possam avaliar melhor os riscos
(Arte: TUTU)

Neste mês de junho, a Lei de Mediação (13.140/2015) completa sete anos, concretizando-se como uma importante ferramenta de solução de controvérsias entre particulares e como redutor da excessiva judicialização dos conflitos de interesses. Neste processo de resolução, as duas partes se reúnem com um terceiro imparcial (o mediador), responsável por promover a busca por consenso em torno da divergência. 

É cada vez mais evidente que o volume de mediações e conciliações celebradas no Estado de São Paulo tem gerado reflexos positivos para o Poder Judiciário – mais livre para analisar o histórico excesso de demandas promovidas pela sociedade. 

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) entende que a mediação pode resolver os problemas e conflitos empresariais com menos burocracia, menos custos e muito mais rapidez, sem que o processo se arraste por anos na justiça.

A publicação da lei foi realizada no Diário Oficial da União (DOU) no dia 29 de junho de 2015. Tratava-se de um resultado de dois projetos, sendo uma proposta apresentada em 2011 e outra elaborada por uma comissão de juristas, em 2013. 

Saiba mais em nossas publicações
Mediação: e-book traz orientações sobre como resolver conflitos consensualmente
Mediação e conciliação são trunfos para pequenas empresas resolverem conflitos e pendências

Antes disso, as experiências, em geral, não eram muito positivas. Mesmo quando se ganhava a ação, eram comuns os relatos de desgaste, custos elevados e demora para se chegar a uma sentença definitiva.

Com a publicação da Resolução 125, de 29 de novembro de 2010, pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) – que dispõe sobre a Política Judiciária Nacional de tratamento adequado dos conflitos de interesses no âmbito do Poder Judiciário –, todos os tribunais dos Estados começaram a criar os Núcleos Permanentes de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, com o objetivo de reduzir a excessiva judicialização das divergências. 

A partir disso, grandes campanhas estão sendo desenvolvidas para incentivar a mediação e conciliação, conforme demonstram os dados a seguir, extraídos do monitoramento realizado pelo Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP), no período de 2012 a 2021.

14.06_2Ao todo, no Estado de São Paulo, tanto na fase pré-processual como na processual, em geral, 2,1 milhões de audiências foram realizadas, das quais em 1,2 milhões delas houve a solução do conflito, ou seja, sem ser necessário julgar o caso – o que representa 56% de êxito obtido. 

Pode-se notar que a mediação potencializa a vontade das partes para que possam avaliar melhor os riscos e, assim, pacificar o litígio, ultrapassando as barreiras que as impedem de chegar ao acordo.  

A sua empresa também pode se beneficiar do processo de mediação. Conheça o serviço Fecomercio Arbitral, uma alternativa que busca soluções seguras, rápidas, sem burocracias desnecessárias e com redução de custos, tendo completo amparo jurídico. O recurso é um procedimento sigiloso, o que contribui para preservar a imagem da empresa, e acessível a negócios de todos os portes.

Confira, também, um material completo explicando cada etapa da mediação de conflitos, suas vantagens, o papel do mediador, o desfecho e o termo final, entre outros pontos.

Assine nossa newsletter

Notícias relacionadas

  • Previsão do uso de resolução de conflitos em contratos é estratégia fundamental para o negócio Legislação

    Prever uso de solução de conflitos em contrato é fundamental às empresas

    Nosso webinário explicou como é possível evitar o desgaste de um impasse por anos na Justiça

  • Como a Lei de Mediação tem mudado a cultura da sentença no Brasil Editorial

    Como a Lei de Mediação tem mudado a cultura da sentença no Brasil

    O caminho tradicional da busca por uma solução jurisdicional nem sempre atendem ao anseio das partes

Fechar (X)

© 2022

FecomercioSP +

Endereço comercial

Rua Doutor Plínio Barreto, 285
Bela Vista
São Paulo - SP
CEP: 01313-020

Tel: (11) 3254-1700

Como Chegar Versão Clássica

Nossos contatos

  • Fale Conosco
  • Trabalhe conosco
  • Solicitações LGPD

FecomercioSP na internet

  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Linkedin
  • Instagram
  • Aviso de Privacidade Externo