Negócios
19/11/2024Liderança mundial e laços locais: a estratégia da Bauducco para fortalecer a conexão com novos consumidores
Ao ‘Mercado & Perspectivas’, André Britto, CMO da companhia, aborda as frentes de crescimento no varejo, inovação e digitalização da marca
Com mais de 70 anos de história, a Bauducco se consolidou como a maior fabricante de panetones do mundo — e como um exemplo da relevância que as empresas brasileiras podem alcançar no mundo. A marca já expandiu a presença para mais de 50 países, com destaque para os Estados Unidos, onde lidera as vendas de panetones.
De acordo com André Britto, CMO da companhia, o grande desafio é conduzir as transformações que a Bauducco enfrenta nos mercados global e doméstico, preservando a própria cultura colaborativa, a visão de longo prazo e, principalmente, a agilidade necessária para se adaptar às constantes mudanças.
“A gente acredita que as empresas vão à falência não só por fazer coisas erradas, mas também por achar que o que fazem é o certo e por não se adequarem quando o contexto muda”, reflete. No mesacast Mercado & Perspectivas, Britto reforça que essa mentalidade, aliada ao pragmatismo que veio “de berço” na empresa, foi o que permitiu à Bauducco manter a relevância em um mercado dinâmico.
A rede Casa Bauducco, por exemplo, criada para oferecer uma experiência mais próxima com os consumidores diretamente no varejo, tem se expandido de forma consistente ao longo dos anos. “Fomos pioneiros nesse movimento de sair da indústria e ir para o varejo. Estamos prestes a alcançar o marco de 200 lojas no Brasil. Isso proporciona aos consumidores uma experiência com a marca muito além da simples compra de um produto no varejo tradicional. Além disso, resolvemos uma antiga questão dos consumidores, ou seja, a demanda por panetone durante o ano todo”, relata.
Expansão global
A presença internacional é outro dos grandes feitos da Bauducco — que, hoje, está presente em mais de 50 países. “O trabalho de expansão internacional exige entender que mesmo pequenos movimentos são importantes para nos colocar na trajetória onde queremos estar”, aponta. “Desde o início das exportações, no fim da década de 1970, a Bauducco vem consolidando a sua posição mundial, com destaque para mercados estratégicos na América do Sul, como Paraguai, Uruguai, Argentina, Chile e Peru.”
Nos Estados Unidos, principal mercado internacional da empresa, a Bauducco opera há 15 anos com um escritório próprio e uma fábrica de wafers na Flórida, que produz cerca de 40 a 50 milhões de unidades por ano. “Estamos em uma fase de evolução de portfólio. Somos vice-líderes em vendas de wafers em regiões importantes, como Califórnia, Flórida e Nova York, além de líderes em vendas de panetones, com mais de 80% do mercado norte-americano. O desafio, agora, é desenvolver o negócio local, ‘ensinar’ o cliente a consumir panetone e, ao mesmo tempo, apresentar a história da marca, que vai além do produto em si”, complementa Britto.
Omnicanalidade
A estratégia multicanal da Bauducco também é tema da conversa. Britto destaca como a diversificação das plataformas de comunicação e a integração dos canais são essenciais para criar um diálogo efetivo com o público, especialmente os mais jovens.
“Desde 2017, houve uma mudança importante no mix de meios. Naquela época, apenas 3% do nosso investimento era em digital. Hoje, esse número subiu para cerca de 35% a 40%. Essa transformação tem sido fundamental para nos conectarmos com a audiência mais jovem e gerar mais relevância”, conclui.
Assista ao mesacast na íntegra!