Sustentabilidade
01/06/2023Mais segurança para o consumidor: conheça todos os benefícios na adesão ao Empresa Verificada do Procon-SP
Selo é uma forma de mostrar ao consumidor que a empresa está preocupada em resolver os problemas gerados nas reclamações
![Mais segurança para o consumidor: conheça todos os benefícios na adesão ao Empresa Verificada do Procon-SP Mais segurança para o consumidor: conheça todos os benefícios na adesão ao Empresa Verificada do Procon-SP](https://fecomercio.com.br/upload/img/2023/06/01/6478dbd6b6cd4-portal_733x458_seloempresaverificada.jpg)
Sabia que é possível informar aos consumidores que a sua empresa está cadastrada no sistema de interação entre negócios e clientes do Procon-SP? O selo Empresa Verificada, em vigor desde março de 2022, pode ser solicitado por qualquer negócio (fornecedor de produtos e serviços). A iniciativa é excelente para os pequenos empreendimentos que buscam se consolidar no mercado e ganhar confiança dos compradores, já que o selo indica que o negócio é facilmente localizado pelo órgão público.
Para que serve o Selo Empresa Verificada?
O Selo Empresa Verificada certifica que a empresa é cadastrada no sistema Procon-SP Digital, plataforma na qual o consumidor pode fazer reclamações e denúncias, além de tirar dúvidas. A chancela garante que, caso o cliente tenha problemas com a compra ou a contratação do serviço, o órgão de defesa terá como localizar aquela empresa. O projeto foi criado com o intuito de servir de estímulo positivo ao setor produtivo, ao dar a oportunidade às empresas de oferecer mais segurança ao público no momento da aquisição de produtos e serviços, principalmente no ambiente virtual.
Quais as vantagens para o empresário?
O empresário poderá utilizar o selo no site, nas redes sociais e no material publicitário durante a sua validade. Atualmente, é uma forma de mostrar ao consumidor que o negócio está preocupado em resolver os problemas oriundos das relações de consumo, atestando a existência de boas práticas consumeristas e valorizando a marca e a atividade da empresa. Além disso, a utilização do selo traz algumas vantagens em relação ao padrão adotado pelo Procon, servindo como uma medida de compliance empresarial.
Na prática, dentre outros aspectos, a obtenção do selo é causa atenuante das penas de multas administrativas impostas pelo órgão, bem como condição obrigatória para a celebração de um plano de conformidade relacionado às condutas potencialmente lesivas ao consumidor. Além disso, ao permitir que o Procon localize a empresa no caso de reclamações, propicia a solução definitiva da demanda — inclusive com certidão de arquivamento da reivindicação.
VEJA TAMBÉM
- Preocupado com ESG e não sabe por onde começar? Entenda como a Logística Reversa pode contribuir para a sua empresa!
- FecomercioSP alerta empresas para integrarem o sistema de Logística Reversa de óleo de cozinha usado
- FecomercioSP dá dicas de negócios para as empresas que buscam instituir a logística reversa de lâmpadas
Como o empresário pode aderir?
Interessados devem acessar o Espaço Fornecedor, no sistema Procon-SP Digital, preencher os dados cadastrais solicitados nos campos obrigatórios e autenticar as informações mediante assinatura eletrônica com certificação digital. Os fornecedores já cadastrados no sistema do órgão público deverão ratificar esses dados via assinatura eletrônica com certificação digital.
Quais são as obrigações dos empresários?
O fornecedor precisa manter os dados cadastrais atualizados e responder a qualquer notificação enviada pelo Procon-SP Digital. Caso contrário, o selo será cassado e deverá ter sua divulgação suspensa de imediato, com a retirada e o recolhimento de qualquer material institucional ou publicitário disponível nos locais de atendimento ao público que faça referência ao selo.
Quais dados o selo tem?
O selo oferece os seguintes dados: o logo do Procon-SP; um mecanismo de conferência e autenticação pelo consumidor por meio de código QR; e a frase “Certificação de que a empresa acima está cadastrada no sistema Procon-SP Digital. Uma segurança de atendimento ao consumidor”, além da informação da validade anual.
Gestão eficiente para a sua empresa
Quer se aprofundar em mais temas de gestão empresarial? Conheça o Fecomercio Lab – nosso canal para associados(as) em que você encontra produtos e serviços exclusivos, além de orientações para o seu negócio. Saiba mais.
Inscreva-se para receber a newsletter e conteúdos relacionados
Notícias relacionadas
-
Sustentabilidade
Por que os eventos climáticos estão mais frequentes?
Investir em medidas corretivas imediatas, preventivas e mais criativas parecem necessárias
-
Sustentabilidade
Metade do varejo paulistano sofreu algum impacto climático
SustentabilidadeAgenda Verde: os impactos ligados aos PLs de Energia
SustentabilidadeComo fazer o descarte adequado de baterias automotivas?
Recomendadas para você
-
Sustentabilidade
Como funciona o descarte adequado de embalagens?
Entenda como esse processo pode reduzir os impactos ambientais e promover a sustentabilidade
-
Sustentabilidade
Como realizar o descarte adequado de lâmpadas
Alto consumo de lâmpadas reforça a importância da atuação sustentável das empresas e dos consumidores por meio da Logística Reversa
-
Sustentabilidade
Como realizar o descarte correto de resíduos eletroeletrônicos
Série da FecomercioSP reforça a importância da atuação sustentável das empresas por meio da Logística Reversa
-
Sustentabilidade
Economia circular requer sustentabilidade e modernizações
Debate empresarial avalia e enriquece PLs sobre economia circular que tramitam em esfera federal, além de mostrar que o conceito vai muito além