Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Negócios

Malware espião que filma e grava áudio do usuário chega ao Android

Ameaça se passa pelo aplicativo "Parental Control", utilizado para controlar o conteúdo acessado no celular

Ajustar texto A+A-

Malware espião que filma e grava áudio do usuário chega ao Android

Um sofisticado malware espião chegou aos aparelhos com sistema operacional Android, passando-se por um aplicativo muito utilizado por pais para controlar o conteúdo acessado pelos filhos. Disfarçado de "Parental Control", o falso app utiliza câmeras e microfones do dispositivo para gravar e controlar o usuário.

O malware foi descoberto pela empresa de segurança Lookout Rogers, que também apurou a existência de um kit de desenvolvimento de software (SDK, na sigla em inglês), que cria esse tipo de aplicativo malicioso, o qual é vendido em fóruns e sistemas utilizados por hackers. Esse SDK é chamado de Dendroid e pode ser usado para obter controle total do smartphone infectado. Além disso, a ameaça tem acesso a informações confidenciais do usuário, conseguindo bloquear ou ativar o envio de mensagens de texto sem permissão e conhecimento da vítima.

A sofisticação do malware pode ser constatada pela capacidade de burlar a vigilância do sistema utilizado pelo Google para detectar quando um aplicativo da loja virtual Play é falso. A ameaça se "autoemula" e, por isso, se passa por legítima quando avaliada pelo sistema. 

O aplicativo malicioso também consegue passar despercebido pelo usuário por de fato cumprir com as ações que promete, de monitorar o acesso no aparelho. Dessa maneira, a ameaça aproveita para aplicar o golpe, exibindo telas de confirmação de senha aparentemente legítimas, mas que roubam os dados digitados e os envia para servidores controlados por criminosos virtuais.

Para evitar o golpe, a Lookout Roger recomenda que o usuário desconfie de aplicativos recentes e que têm poucos downloads, além de ficar atento para repetidas janelas de confirmação e consumo rápido da bateria do aparelho.

Fonte: Canal Tech

Fechar (X)