Negócios
26/02/2015Malware que afetava todas as versões do Windows é desabilitado
Vírus foi descoberto pela polícia europeia, com ajuda da Microsoft e Symantec
Foi descoberto e desabilitado nesta semana o malware Ramnit, que infectou cerca de 3 milhões de computadores no mundo todo. O vírus tinha como objetivo roubar dados bancários e informações pessoais.
O vírus infectava suas vítimas por meio de phishing e sites maliciosos, que forçavam o download e execução do arquivo que permitia aos criminosos acessarem as máquinas dos usuários. O principal alvo do Ramnit era usuários do Windows – todas as versões do sistema podiam ser afetadas – e concedia até o controle remoto do PC ao hacker. Os países mais atingidos foram EUA, Índia e Bangladesh.
Embora novos ataques tenham sido coibidos, o Ramnit ainda pode executar ações nas máquinas infectadas.
Para auxiliar os usuários do sistema Windows a detectar se a máquina está infectada e a remover o vírus, a Microsoft disponibilizou as instruções e procedimentos em uma página na web.
A operação para desabilitar o malware foi conduzida pela Europol e polícias locais de diversos países europeus, que localizaram e apreenderam servidores juntamente com máquinas ligadas a 300 endereços de IP utilizados para os ataques. A Microsoft e a Symantec colaboraram com a busca e desativação da rede.
Fonte: Olhar Digital
Todos os direitos patrimoniais relativos ao conteúdo desta obra são de propriedade exclusiva da FECOMERCIO-SP, nos termos da Lei nº 9.610/98 e demais disposições legais aplicáveis à espécie. A reprodução total ou parcial é proibida sem autorização.
Ao mencionar esta notícia, por favor referencie a mesma através desse link:
www.fecomercio.com.br/noticia/malware-que-afetava-todas-as-versoes-do-windows-e-desabilitado