Sustentabilidade
26/08/2014Máquina criada por engenheiro africano troca lixo reciclável por dinheiro
Usuário também ganha perfil online para acompanhar sua pontuação e de outros participantes

Inspirado nas máquinas de venda reversa dos Estados Unidos, o engenheiro zambiano Shanker Sahai criou a “Greenbean Recycle”, que remunera quem insere garrafas plásticas, vidros e latinhas. O dinheiro é depositado instantaneamente na conta do usuário, que também ganha um perfil online de interação social para acompanhar a quantidade de materiais reciclados tanto por ele quanto por outras pessoas, o que gera uma competição positiva. O dispositivo também dá créditos em um restaurante parceiro além de prêmios nas redes sociais.
A máquina processa os resíduos, o que elimina gastos com transporte até as usinas de reciclagem e armazenamento em contêineres. Até agora, a Greenbean Recycle conseguiu aproveitar mais de 34 toneladas de lixo, o que representa uma economia de energia superior a 73 mil kWh. O engenheiro explicou que sua intenção com a Greenbean Recycle é mudar a atitude das pessoas em relação ao reaproveitamento dos resíduos sólidos.
Atualmente, existem nove máquinas instaladas nas principais universidades dos Estados Unidos, entre elas, Harvard, MIT e Brandeis University. A ideia é ampliar a campanha, levando o equipamento para estádios, aeroportos e outros locais onde há grande circulação de pessoas.
Fonte: EcoD
Todos os direitos patrimoniais relativos ao conteúdo desta obra são de propriedade exclusiva da FECOMERCIO-SP, nos termos da Lei nº 9.610/98 e demais disposições legais aplicáveis à espécie. A reprodução total ou parcial é proibida sem autorização.
Ao mencionar esta notícia, por favor referencie a mesma através desse link:
www.fecomercio.com.br/noticia/maquina-criada-por-engenheiro-africano-troca-lixo-reciclavel-por-dinheiro