Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Podcasts

Mesmo com cenário externo favorável em 2021, País precisa ajustar a dinâmica fiscal e acelerar reformas

Integrantes do CEEP, da FecomercioSP, falam sobre estes temas no podcast de dezembro

Ajustar texto A+A-

Mesmo com cenário externo favorável em 2021, País precisa ajustar a dinâmica fiscal e acelerar reformas

Trio fala dos assuntos com foco em 2021 mais relevantes para o País e para os empresários 
(Arte: TUTU) 

Apesar da possibilidade de o comércio exterior apresentar bons resultados em 2021, a falta de reformas internas e de um ajuste nas contas públicas continua a preocupar os integrantes do Conselho de Economia Empresarial e Política (CEEP) da FecomercioSP.

“Um lado positivo é o provável cenário favorável externo, com um crescimento de exportações para o ano que vem com aumento no preço de comodities. Isso vai ajudar a manter o nível de atividade um pouco mais alto, mas, internamente, temos restrições de ajuste fiscal”, explica Antonio Lanzana, copresidente do CEEP, na gravação do podcast de dezembro.

Leia mais sobre os temas citados no podcast
Mercado de crédito muda em dez anos: Brasil foca mais em consumo do que em investimento
Reforma Administrativa pode criar condições para Brasil melhorar indicadores do Doing Business
Precisamos inverter a lógica e reduzir o tamanho do Estado antes de fazer a Reforma Tributária

Paulo Delgado, também copresidente do Conselho, se mostra pessimista sobre a dinâmica fiscal de 2021 e outras reformas importantes. “Eu acho que o horizonte econômico depende muito do cenário político, e, no caso do Brasil, se predominar a rivalidade e continuar este fracionamento do sistema político e a pulverização de líderes no Congresso Nacional, o horizonte das reformas será muito nebuloso. A Reforma Administrativa é necessária porque a maldição do País é a despesa – e a imagem que temos é que o governo não vai conseguir fazer maioria política para aprovar as reformas do jeito que o Brasil necessita”, diz.

Além das reformas necessárias para o ambiente empresarial, André Sacconato, economista e integrante do CEEP, fala de outro assunto primordial para este público: obtenção de crédito. “Eu acho que o Brasil tem de aprender uma coisa com esta crise. Na pandemia, ninguém estava pensando em expandir, só em salvar a empresa. O crédito serviu como salvação para que a empresa ficasse aberta por meses. O Brasil tem de aprender a fazer uma política de crédito permanente de longo prazo”, alerta.

No áudio, o trio fala ainda sobre a relação entre o presidente Jair Bolsonaro e o ex-presidente americano Donald Trump, a internet 5G, a necessidade da criação de uma política de meio ambiente e as eleições municipais, entre outros temas.

Ouça o podcast

O conteúdo também está disponível no Spotify e no Apple Podcasts.

 
Fechar (X)