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Sustentabilidade

Microempresas finalistas do Prêmio de Sustentabilidade atraem parceiros após classificação

Iniciativas com supermercados e empresas de turismo foram finalistas do 4º Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade

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Microempresas finalistas do Prêmio de Sustentabilidade atraem parceiros após classificação

Com projetos focados no respeito ambiental no setor de comércio e serviços, microempresas finalistas do 4º Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade atraíram novos parceiros e empresários, que viram nas iniciativas oportunidades e benefícios em potencial.

É o caso do projeto desenvolvido pela Ecosuporte Assessoria Ambiental, de Americana (SP), que estimula e orienta supermercados a adotar ações sustentáveis. Antes do título de finalista da premiação, a empresa havia implementado as campanhas em 20 lojas, número que cresceu em seguida, como explica o fundador da Ecosuporte, Thiago Pietrobon. "São agora 36 lojas que adotaram ações sustentáveis para redução de consumo de água, energia e de geração de resíduos, com descarte ambientalmente correto do resíduo que pode ser reciclado", indica. 

Para ajudar os supermercados interessados em diminuir os impactos ambientais de suas operações, a assessoria elabora um plano específico de acordo com a realidade de cada uma. Em seguida, as ações são praticadas, recebendo monitoramento e avaliação da Ecosuporte. 

Da premiação para cá, a iniciativa evoluiu. "Temos avançado na melhor sistematização e padronização dos procedimentos para o diagnóstico inicial e monitoramento, visando o desenvolvimento de um software que auxilie a aplicação da solução com maior independência e agilidade", comenta Pietrobon. 

Os acordos setoriais para logística reversa e os planos municipais de gerenciamento de resíduos sólidos também contribuíram para o aumento da demanda pelo serviço da assessoria. "A principal novidade está mesmo na área de resíduos. Os supermercados, como peças-chave na implantação dos sistemas de logística reversa, têm se mostrado amplamente receptíveis à adesão, assumindo, inclusive, a responsabilidade de orientação do consumidor sobre os procedimentos corretos", indica o fundador da empresa.

O Programa de Responsabilidade Socioambiental da Associação Comercial de Ilhabela também tem dado importantes passos após ser finalista do Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade.

A iniciativa foi proposta pela empresa de consultoria Conecta, cuja razão social é Azimuth. O trabalho consiste, basicamente, em adaptar a operação do turismo local com ações sustentáveis, trabalhando para que as empresas recebam um selo ambiental.

De acordo com o responsável pelo projeto, Arturo Justicia, tanto a prefeitura de Ilhabela, em São Paulo, quando de Florianópolis, em Santa Catarina, assinalaram interesse no programa após o mesmo ter sido classificado como finalista na FecomercioSP. No entanto, ambos os governos estão em fase de negociações e estudos com a iniciativa.

"Conversamos com a prefeitura de Ilhabela, que se interessou em apoiar o processo, tornando o programa mais abrangente, no qual ela participaria com um estudo e desenvolvimento do ecoturismo, envolvidos na capacitação das empresas da cidade", comentou Justicia. 

De acordo com ele, o projeto tem como principal obstáculo o custo da certificação ambiental, já que muitas empresas adotam as práticas sustentáveis, melhoram a operação do ponto de vista ecológico, mas desistem de seguir em frente por não dispor de recursos para financiar a auditoria. "Por isso a prefeitura tinha que participar mais ativamente, pra ver se os custos poderiam ser subsidiados", sugere.

Cinco empresas que participaram do programa receberão o certificado do Programa de Turismo Sustentável da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, órgão da Unesco, em meados de fevereiro. A expectativa do representante da consultoria é que, após o recebimento do selo, mais empresas da região sintam-se atraídas pelo programa, de olho, principalmente, nos resultados positivos da operação. "Conseguimos concretamente reduzir energia, gastos de água e lixo porque o foco era aplicar boas práticas nas empresas", assinala.

Na categoria Microempresa do 4º Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade, a marca de roupas infantis sustentáveis, Zappa, também foi finalista.

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