Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Negócios

Momento decisivo para o acordo entre Mercosul e União Europeia

Em entrevista sobre os rumos da política externa, presidente do Conselho de Relações Internacionais da FecomercioSP acredita que resolução comercial sairá ainda neste ano

Ajustar texto A+A-

Momento decisivo para o acordo entre Mercosul e União Europeia
A entrevista também trata de algumas das frentes recentes de modernizações estruturais e de procedimentos ao comércio exterior (Arte: TUTU)

Ainda que, neste momento, haja uma postura mais amistosa entre União Europeia (UE) e Mercosul para a assinatura definitiva do acordo comercial, o clima favorável não deve se prolongar, a depender do desfecho das eleições na Argentina e da futura presidência do conselho do bloco europeu ­— comandado, até o fim do ano, pela Espanha, favorável à resolução comercial. Por isso, os próximos meses serão fundamentais para que o tratado saia do papel, adverte Rubens Medrano, presidente do Conselho de Relações Internacionais da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), em entrevista à revista Comex do Brasil. A FecomercioSP é constantemente solicitada como fonte de análise conjuntural por canais conceituados da imprensa e de organizações que se debruçam sobre os grandes temas da economia.

Na conversa, Medrano enfatiza que, a partir do ano que vem, a UE deve ser presidida por representantes pouco amigáveis ao acordo. Há, ainda, um fato novo: o candidato que venceu as prévias na Argentina é totalmente contrário ao Mercosul. “Há o risco de esse acordo, que abrirá oportunidades à indústria nacional e ao setor agro, não seja assinado. Será uma oportunidade perdida para aumentamos o nosso fluxo de comércio.”

A entrevista também trata de algumas das frentes recentes de modernizações estruturais e de procedimentos ao comércio exterior que foram debatidas pelo Conselho de Relações Internacionais, como a Licença Flex — que pode se tornar um “divisor de águas” para a internacionalização.

 

Medrano ainda sinaliza que a inserção das pequenas e médias empresas no comércio exterior precisa ser acompanhada de um ambiente de negócios que garanta condições adequadas para êxito, uma vez que, diante de qualquer insucesso, é pequena a chance de o empresário tentar novamente. “A porta de entrada ideal para esses pequenos negócios seria o Mercosul. O Brasil precisa negociar para superar os entraves no bloco e torná-lo mais receptivo”, defende.

Veja a entrevista na íntegra aqui.

Saiba mais

Para saber mais sobre assuntos como este, conheça as ações do Conselho de Relações Internacionais da FecomercioSP.

Inscreva-se para receber a newsletter e conteúdos relacionados

* Veja como nós tratamos os seus dados pessoais em nosso Aviso Externo de Privacidade.
Fechar (X)