Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Sustentabilidade

Mundo está mal preparado para riscos das mudanças climáticas, diz Ban Ki-moon

Para secretário-geral da ONU, “é mito dizer que ações custam caro; falta de ação custará muito mais”

Ajustar texto A+A-

Mundo está mal preparado para riscos das mudanças climáticas, diz Ban Ki-moon

Os danos causados pelas mudanças climáticas poderão ser irreversíveis, mas ainda há forma de evitá-los. A conclusão consta do mais recente relatório do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU), divulgado neste mês, em Copenhague, na Dinamarca. O documento foi publicado depois de uma semana de debates entre cientistas e autoridades de governos de todo o mundo.

Segundo o documento, o uso sem restrições de combustíveis fósseis (carvão, petróleo, gás) deve ser suspenso até o ano de 2100 se o mundo quiser evitar uma mudança climática perigosa.

O relatório também sugere que o uso dos combustíveis renováveis deverá subir da atual fatia de 30% para 80% do setor de energia até 2050. Já as emissões mundiais de gases que provocam o efeito estufa devem ser reduzidas de 40 a 70% entre 2010 e 2050 e desaparecer até 2100.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, ao comentou os pontos principais do relatório, disse: “primeiro, a influência humana no sistema climático é clara e crescente; segundo, temos que agir rapidamente e de forma decisiva se quisermos evitar resultados cada vez mais perturbadores; em terceiro lugar, temos os meios para limitar a mudança climática e construir um futuro melhor”.

Segundo ele, “há um mito de que a ação para o clima custa caro; a falta de ação custará muito mais”.

Ban Ki-moon acrescentou: “o relatório mostra que o mundo está muito mal preparado para os riscos das mudanças no clima, especialmente, os pobres e mais vulneráveis, que contribuíram menos para o problema”.

Fonte: EcoD

Fechar (X)