Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Sustentabilidade

Na hora de presentar, opte por produtos sustentáveis

Exigência do consumidor contribuiu para o aumento da diversidade de artigos ecológicos no mercado

Ajustar texto A+A-

Na hora de presentar, opte por produtos sustentáveis

Por Deisy de Assis

A preocupação com o meio ambiente tem interferido no comportamento de consumo desde as compras mais essenciais, como a de alimentos e produtos de higiene. E por que não aplicar o conceito de sustentabilidade ao escolher um presente? Diversos segmentos e marcas do mercado têm investido em opções criativas de produtos para os mais variados estilos.

Marcas de moda, por exemplo, desenvolvem tecidos cujas matérias-primas são as garrafas PET e o “couro” ecológico. Em relação aos acessórios, a sustentabilidade se aliou ao design e trouxe artigos sofisticados, dentre os quais estão relógios de pulso e óculos de sol em madeira.

Da mesma forma, o setor de decoração investe em peças em bambu, madeira reaproveitada e plástico reciclado, assim como o segmento de utensílios domésticos. Artesanatos feitos com materiais recicláveis também são opções de presentes sustentáveis.

“A variedade é muito grande. Há itens com papel reciclável, peças em vidro reutilizado, tapetes feitos com restos de tecidos descartados pelos comércios e por aí vai”, explica Cláudia Makio, assistente técnica da Casa São Lázaro, uma das unidades da Associação Reciclazaro, que oferece oficinas de artesanatos ecológicos a moradores em situação de rua.

Segundo a gerente de comunicação das campanhas do Instituto Akatu, Gabriela Yamaguchi, a escolha consciente depende apenas de se buscar informações sobre o material utilizado na fabricação do presente, seja ele artesanal ou não, assim como faria na compra de um produto qualquer no supermercado.

“Outra preocupação, até pela amplitude do conceito de sustentabilidade, é procurar saber mais sobre a conduta do fabricante, como as condições de trabalho dos funcionários e a forma de descarte de resíduos”, argumenta Gabriela.

Brinquedos ecológicos

O segmento de brinquedos também já dispõe de peças em madeira e outros materiais de origem vegetal, bem como em plástico, papel e tecido reciclados.

"O mercado tem se utilizado de matérias-primas sustentáveis por exigência do consumidor. Na indústria de brinquedos, a expectativa não é diferente”, argumenta Maria Xavier, diretora da empresa Brinquederia, representante de produtos feitos de borracha natural que, diferente da sintética, não passa por processos químicos.

Ela conta que o novo comportamento do consumidor levou a empresa a conhecer ainda o funcionamento da fábrica, que fica na Índia. “Fatores como condições de trabalho e certificação da produtora foram avaliados”, diz Maria.

Além do material

Quanto ao consumo consciente, Gabriela, do Instituto Akatu, sugere ainda os presentes imateriais ou seja, aqueles que oferecem experiências e proporcionam emoções em vez de algo palpável.

“Pode-se presentear com um jantar, ingresso para teatro ou cinema ou até uma viagem. A ideia é que a pessoa presenteada ganhe bons momentos e leve isso na memória”, afirma Gabriela.

Esse conceito levou à criação de outras formas presentear sem que haja algo material envolvido. O projeto “Presente Consciente” é um exemplo. Nele a pessoa compra um vale e, quem o ganha, escolhe uma entidade para receber o valor correspondente ao presente.

“A proposta é que o presente seja transformado em uma doação e contribua com ações sociais”, argumenta Gabriela, lembrando que o desenvolvimento sustentável envolve o equilíbrio entre os aspectos social, econômico e ambiental.

Ações em prol do meio ambiente podem ser inscritas no Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade, que está em sua 5ª edição. Acesse aqui para se inscrever e obter mais informações.

Fechar (X)