Legislação
11/05/2018“No Balcão” aborda regras vigentes do home office e de trabalhadores que adotam crianças
Edição de maio da publicação traz ainda informações sobre a nova linha de microcrédito para pequenos empreendimentos e fala da ferramenta de Logística Reversa de eletroeletrônicos da Entidade
Em sua segunda edição, “No Balcão” aborda regulamentação do teletrabalho pela Reforma Trabalhista
(Arte: TUTU)
A edição de maio da revista No Balcão traz informações sobre as contratações na modalidade home office, regulamentada pela Lei n.º 13.467/2017, conhecida como “Reforma Trabalhista”.
A matéria recomenda que, ao optar por manter essa modalidade, o empresário deve ter o controle das horas trabalhadas para evitar eventuais processos trabalhistas. Essa aferição pode ser feita mediante contrato, com previsão de jornada extra e controles alternativos da jornada regulamentada via instrumentos coletivos de trabalho.
No âmbito trabalhista, o periódico esclarece ainda as regras vigentes em relação a trabalhadores adotantes. A Lei n.° 13.509/2017, editada recentemente, ampliou a garantia de emprego ao empregado que obteve a guarda provisória de adoção. A mudança deixa claro que a pessoa que adota uma criança tem as mesmas garantias trabalhistas dos pais sanguíneos.
A publicação aborda também a nova linha de microcrédito para pequenos empreendimentos criado em março deste ano pela Lei n.º 13.636. O Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado (PNMPO), ligado ao Ministério do Trabalho e Emprego (MT), tem como foco o financiamento de atividades produtivas de empreendedores individuais ou coletivos.
Para auxiliar o empresariado, o No Balcão informa os leitores sobre a plataforma de Logística Reversa de eletroeletrônicos da FecomercioSP. A ferramenta gratuita auxilia no cumprimento da política nacional de resíduos sólidos.
Confira o conteúdo da segunda edição completa aqui.
Todos os direitos patrimoniais relativos ao conteúdo desta obra são de propriedade exclusiva da FECOMERCIO-SP, nos termos da Lei nº 9.610/98 e demais disposições legais aplicáveis à espécie. A reprodução total ou parcial é proibida sem autorização.
Ao mencionar esta notícia, por favor referencie a mesma através desse link:
www.fecomercio.com.br/noticia/no-balcao-aborda-regras-vigentes-do-home-office-e-de-trabalhadores-que-adotam-criancas
Notícias relacionadas
-
Economia
Crise habitacional exige planejamento e investimentos
Em entrevista promovida pela Revista Problemas Brasileiros e pelo Canal UM BRASIL, Anacláudia analisa a crise de habitação no mundo e a expansão desenfreada das cidades, bem como defende a otimização da ocupação do espaço urbano
-
Economia
Brasil deve resolver gargalos profissionais e produtividade
ImprensaFecomercioSP, Sebrae-SP e Senac trazem inovação e cibersegurança para empreendedores
EditorialDeportar imigrantes dá certo? Veja o artigo de José Pastore