Imprensa
01/04/2025Nova edição da coletânea UM BRASIL discute a modernização do Estado
Livro lançado traça um panorama profundo e plural com perspectivas e caminhos para um país em transformação, reunindo vozes que pensam os obstáculos do presente e do futuro

O Canal UM BRASIL — uma realização da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) — lança, neste mês de março, o livro UM BRASIL #11 — Modernização do Estado.
“Em um mundo onde o orçamento é bagunçado e não apresentado de modo transparente, as prioridades não são adequadamente estabelecidas. E sabemos quem perde com isso: o pobre.” — Armínio Fraga, ex-presidente do Banco Central (Bacen)
A publicação, que sintetiza os debates mais relevantes de 2024, condensa olhares de especialistas e pensadores sobre temas relevantes da atualidade, como Reforma Administrativa, Insegurança Jurídica, Clima, Abertura Comercial, Segurança Pública, Educação e Governo Digital, sempre sob a ótica do aprimoramento e da modernização do Estado brasileiro.
“Nos últimos 40 anos, as despesas subiram de 25% para mais de 40% do Produto Interno Bruto (PIB). Esse aumento não se reflete em melhores serviços na Educação ou na Infraestrutura. Por essas razões, entendemos a modernização estatal como uma pauta prioritária”, defende Ivo Dall’Acqua Júnior, presidente em exercício da FecomercioSP.
“O capital humano é central no processo dos desenvolvimentos econômico e social de qualquer país. E a educação é um dos pilares da formação de um capital humano qualificado.” — Eduardo Giannetti, economista e filósofo
Guiam-nos por essas conversas nomes como Alexandre Prado, Bruno Paes Manso, Luiz Carlos Bresser-Pereira, Armínio Fraga, Eduardo Giannetti, Dora Kaufman, Larissa Wachholz, Rubens Ricupero, William Maloney, Luciano Menezes, Otaviano Canuto, Luiz Bichara, Francisco Gaetani, Rony Vainzof, Pedro Nery, David Justino, Guaracy Mingardi, Jorge Caldeira, Marcio Astrini, Antonio Lanzana, Caio Megale, Felipe Salto, Ana Carla Abrão, Hélio Zylberstajn e Paulo Hartung.
“No Brasil, temos o costume de achar que vamos resolver os problemas criando mais regras, mais leis, mais normas. Mas, não, isso acaba piorando a insegurança jurídica.” — Luciana Yeung, economista e professora no Insper.
Abram Szajman, presidente efetivo da FecomercioSP, defende que a construção de uma nação mais competitiva exige a convergência de ideias e a integração entre os diversos setores da sociedade. “Com esse propósito, seguimos atuando com firmeza na defesa de reformas estruturais e no fortalecimento da nossa missão: impulsionar um Brasil que valorize o empreendedorismo, a livre-iniciativa e o desenvolvimento sustentável.”
“A Reforma [Administrativa] é fundamental, pois faz parte de um processo de modernização do Estado brasileiro, de melhoria da qualidade dos serviços públicos e, no limite, de combate à desigualdade social.” — Ana Carla Abrão, diretora-presidente da associação Open Finance
Baixe o livro gratuitamente e conheça as análises e soluções discutidas ao longo do último ano, fundamentais para pensar os rumos da modernização do Estado brasileiro.
“Se uma árvore que retira carbono da atmosfera é derrubada ou queimada, um ativo de descarbonização se transforma em carbonização. Isso é o que se pratica no Brasil.” — Jorge Caldeira, escritor e imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL)
Inscreva-se para receber a newsletter e conteúdos relacionados
Notícias relacionadas
-
Editorial
Educação: cuidar da primeira infância é o caminho para desenvolver o País
A participação e o interesse da sociedade na saúde brasileira também são fundamentais
-
Economia
Brasil precisa renovar a agenda do debate público
EditorialAgenda Verde vem aí; veja editorial de Abram Szajman
EditorialSustentabilidade, educação e história política são alguns dos destaques da PB