Legislação
22/10/2020Nova redução a zero do IOF pode estimular mercado de crédito para empresas
Até o fim de 2020, o IOF incidente sobre operações de empréstimos estará zerado; taxa anual adicional também cai
Empresas têm acesso a crédito mais barato com redução da alíquota do imposto
(Arte: TUTU)
Foi prorrogada, por mais 90 dias, a redução a zero da alíquota do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) cobrado em empréstimos contratados entre 3 de abril e 31 de dezembro deste ano, de modo a tornar essas transações mais baratas, até mesmo para empresas. Essa decisão foi publicada em decreto.
Também houve a redução, pelo mesmo período, da alíquota adicional do IOF, de 0,38%, que pesa mais sobre operações de curto prazo.
A FecomercioSP lembra que a medida beneficia tanto as pessoas físicas quanto as jurídicas, inclusive as optantes pelo Simples Nacional.
Em julho, o governo havia estendido o período de alíquota zero do IOF sobre tais operações, fazendo valer até o início de outubro. Lembrando que a medida teve início em abril, período em que havia uma restrição total à abertura presencial de estabelecimentos tidos como não essenciais.
Fique por dentro do ambiente de crédito para empresas
Conheça as principais linhas de crédito emergenciais e melhore a negociação com bancos
Excesso de garantias, burocracia e juros altos afastam os empresários das linhas de crédito tradicionais
E-book orienta micros, pequenos e médios empreendedores a obter crédito com o BNDES
A Federação considera positiva a redução do custo para a obtenção do crédito, tendo em vista que beneficia, incentiva e traz um fôlego maior ao micro e ao pequeno empresário, bem como auxilia na retomada do crescimento da economia nacional, fortalecendo o comércio e a indústria.
Novo crédito do Pronampe pode aliviar a situação dos negócios
As micros e as pequenas empresas devem contar com uma nova oferta de crédito por meio do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe). A expectativa é de que mais de R$ 30 bilhões sejam liberados. Saiba mais.