Legislação
05/04/2017Novas regras para o crédito rotativo do cartão já estão em vigor
Expectativa é de que o mercado se torne mais competitivo, com os bancos criando condições para manutenção dos clientes
As instituições bancárias poderão oferecer linhas de financiamento com taxas mais baixas para o parcelamento da dívida
(Arte TUTU)
As novas regras para o crédito rotativo do cartão, implementadas pelo Conselho Monetário Nacional por meio da Resolução nº 4.549, de 17 de janeiro de 2017, já estão valendo. Com a mudança, a permanência do consumidor nessa modalidade de pagamento passará de tempo indeterminado para o prazo máximo de 30 dias.
Depois desse período, as instituições bancárias poderão oferecer linhas de financiamento com taxas mais baixas para o parcelamento da dívida.
As normas foram alteradas, pois, se inicialmente se tratava de uma solução para quitar dívidas em médio prazo, o crédito rotativo acabou se tornando um grande problema, capaz de agravar a situação financeira caso se alongue demais. Isso porque a taxa de juros praticados na modalidade é muito alta (485% ao ano).
Desde que não haja alta da taxa de juros do crédito parcelados no cartão - atualmente em 153,8% ao ano - a medida deve trazer vantagens para o consumidor. A expectativa é de que o mercado se torne mais competitivo, com os bancos criando condições para manutenção dos clientes, o que deve se refletir de forma positiva no setor de comércio, uma vez que o cartão de crédito é um dos meios de pagamento mais utilizados pelos consumidores.
Todos os direitos patrimoniais relativos ao conteúdo desta obra são de propriedade exclusiva da FECOMERCIO-SP, nos termos da Lei nº 9.610/98 e demais disposições legais aplicáveis à espécie. A reprodução total ou parcial é proibida sem autorização.
Ao mencionar esta notícia, por favor referencie a mesma através desse link:
www.fecomercio.com.br/noticia/novas-regras-para-o-credito-rotativo-do-cartao-ja-estao-em-vigor