Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Editorial

O maior dos stakeholders é o planeta

Para Luiz Maia, apesar de vivermos os efeitos das ações do passado, existe saída, desde que soluções apontadas sejam postas em prática com urgência

Ajustar texto A+A-

O maior dos stakeholders é o planeta

A tecnologia, quando universalizada, aproxima comunidades carentes de outras realidades econômica e social
(Arte: TUTU)

*Por Luiz Maia

A sustentabilidade não é algo novo. Princípios de desenvolvimento sustentável vêm sendo ativamente debatidos no mundo há quase 40 anos. Comprovadamente, o progresso da humanidade passa pela preservação do meio ambiente e pela participação de agentes públicos e privados, os quais, em parceria, preservarão gerações futuras das consequências do crescimento não sustentável, descoordenado e descontrolado. Exemplos recentes de mudanças climáticas colocam carga adicional ao planeta, com prejuízos de toda sorte para o meio ambiente e a sociedade.

Existem, porém, soluções detectadas para eliminar ou aliviar problemas causados pelos agentes econômicos. Acordos e pactos feitos entre nações e ações assumidas traçam e orientam o caminho. Contudo, o ritmo das “entregas” deveria andar mais rápido: as alterações climáticas e a pandemia soam como um alerta.

Leia mais sobre sustentabilidade
Empresas buscam cada vez mais estar de acordo com práticas ESG
FecomercioSP contribui com sugestões para o Plano de Ação Climática do Estado de São Paulo
Participação do varejo na LR de óleo de cozinha usado aumenta chances de fidelizar cliente

A cobrança virá de forma implacável pela sociedade e pelo maior stakeholder: o planeta. O risco de execução é de todos, e não dá mais para esperar o que foi identificado como causa. Infelizmente, vivemos os efeitos das ações do passado. A boa notícia é que existe saída, desde que soluções apontadas sejam postas em prática o quanto antes.

Ferramentas disponíveis apoiadas em tecnologia, conectividade e digitalização são aliados valiosos no processo de inclusão social. A evolução da bancarização digital – um sucesso no Brasil – é prova de que outros serviços, como educação a distância, telemedicina, geração de renda e comércio eletrônico, são realidades factíveis. A tecnologia, quando universalizada, aproxima comunidades carentes de outras realidades econômica e social.

Um outro exemplo do last mile leva a geração unifamiliar de energia solar a áreas remotas, oferecendo comércio online, renda, saúde e educação. Neste sentido, Parcerias Público-Privadas (PPPs) serão decisivas na criação de uma sociedade mais justa, inclusiva, participativa e diversa.

Na agenda ESG não existem concorrentes, somos todos parceiros. Os objetivos são equivalentes, mas conquistados mediante caminhos diversos.

*Luiz Maia é Coordenador do Comitê ESG da FecomercioSP.
Artigo originalmente publicado no Infomoney em 5 de novembro de 2021.

Fechar (X)