Podcasts
26/11/2021“O ser humano é o principal motor da transformação digital”
Ouça podcast com Alexandre Maioral, presidente da Oracle no Brasil
Para o executivo, os consumidores passaram a buscar marcas que reconhecessem os seus interesses
(Arte: TUTU)
O mais recente episódio do podcast Mercado & Perspectivas, da FecomercioSP, traz a entrevista com Alexandre Maioral, presidente da Oracle no Brasil, empresa de tecnologia que é referência no gerenciamento de bancos de dados e servidores para o mercado corporativo. Para ele, a transformação digital não depende somente de novas tecnologias, mas,também, de pessoas: “O ser humano continua sendo o principal motor de todas as transformações”. Exemplo desta adoção às tecnologias, que chegou aceleradamente em razão do período de restrições, é que até mesmo aqueles não tinham conhecimento passaram a usar e consumir o digital, chegando a ultrapassar R$5,1 bilhões de compras online na Black Friday de 2020, crescimento de 31% em relação ao ano anterior à pandemia.
Dentre os principais assuntos da conversa, o executivo fala sobre o período de pandemia e seus impactos para os negócios: “Vimos várias empresas correndo atrás do prejuízo por não terem investido em tecnologia. Este período acabou trazendo um adoção grande de diversas tecnologias para que os negócios pudessem sobreviver”. Ele ainda conta que a primeira procura foi pelo digital, já que quem era do varejo precisava ter um meio online para as vendas.
Veja também:
Recorde de endividamento e confiança em baixa: quais as condições do consumidor para as vendas de fim de ano?
Remoto, presencial ou híbrido?
Tecnologia e inovação têm papel importante para a retomada da economia
Em relação à jornada do cliente, Maioral acredita que os consumidores passaram a se preocupar com detalhes que, antes da pandemia de covid-19, não eram percebidos, como buscar marcas que reconhecessem os seus interesses e oferecessem o que precisavam, com produtos personalizados, e dispusessem de uma boa estratégia de logística. “Nós passamos a ver o cliente como o centro”, afirma.
Na gravação, Alexandre Maioral conta ainda sobre a importância da diversidade para a companhia e as tendências para o próximo ano. Para ele, a chegada do 5G ao Brasil deve abrir um grande leque de possibilidades.“Vai trazer tecnologia para lugares mais remotos e com menos estrutura.”
Ouça o podcast.
O programa também está disponível no Spotify e no Apple Podcasts.