Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Sustentabilidade

Onça-pintada corre risco de extinção na Mata Atlântica

Estudo mostra que existem apenas 250 espécimes do animal nesse território

Ajustar texto A+A-

Onça-pintada corre risco de extinção na Mata Atlântica

A onça-pintada que vive na Mata Atlântica está em risco de total extinção, segundo alerta de pesquisa dos membros do Sistema Nacional de Pesquisa em Biodiversidade (Sisbiota), publicado na revista americana Science.

O documento mostra que existem apenas 250 espécimes do animal nesse território, distribuídas em oito populações isoladas. O dado preocupante ressaltado é que o número de animais que está se reproduzindo e deixando descendentes está abaixo de 50.

O cenário de extinção na Mata Atlântica foi provocado, principalmente, pela perda do habitat diante de desmatamento, caça e fragmentação da vegetação para uso de caçadores. 

A situação pode desencadear diversos reflexos negativos na cadeia ambiental, por exemplo a elevação do número de herbívoros como catetos e veados, que consumirão rapidamente a vegetação. Isso, por consequência, resultará na menor capacidade da natureza “recompensar” o carbono, aumentando a concentração de CO2 no ar.

Os pesquisadores, no entanto, acreditam que algumas ações poderiam reduzir a extinção da onça-pintada na Mata Atlântica, como maior fiscalização para evitar o desmatamento ilegal e a caça. Além disso, eles sugerem investimentos em tecnologia de reprodução assistida, para viabilizar o nascimento de novas onças.

Fonte: Pensamento Verde

Fechar (X)