Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Editorial

Outubro Rosa na FecomercioSP promove informação, confraternização e conscientização

Após serem recebidas com café da manhã, colaboradoras assistiram à palestra de ginecologista e mastologista sobre prevenção dos cânceres de mama e colo do útero

Ajustar texto A+A-

Outubro Rosa na FecomercioSP promove informação, confraternização e conscientização
A ação destacou informações relevantes a respeito da saúde feminina, além de proporcionar um momento de confraternização (Arte: TUTU - fotos: Edilson Dias/FecomercioSP)

Desde 2002, o Brasil participa da campanha do Outubro Rosa com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre o câncer de mama. Para contemplar as 68 mulheres do seu quadro de funcionários, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) organizou um dia especial para levar às colaboradoras informações relevantes a respeito da saúde feminina, além de proporcionar uma confraternização entre elas.

“Datas importantes como essa merecem o engajamento de todos”, aprovou Daniele Silva, da equipe de Facilities. Depois do saudável e saboroso café da manhã com que foram recebidas na sede da Federação, as colaboradoras se reuniram no auditório para assistir à palestra da doutora Karina Belickas, ginecologista, obstetra e mastologista do Grupo Santa Joana, que também foi acompanhada em live por mais de 300 pessoas.

Na plateia, as mulheres puderam aprender e até se identificar com as informações divulgadas pela profissional. Com mais de 30 anos de FecomercioSP, Eliana Maria Aparecida da Silva, assessora Administrativa, também é um exemplo de como a prevenção é eficaz. “Como faço os exames de rotina, já tive células cancerígenas na mama identificadas bem no comecinho, e o tratamento impediu que elas virassem um tumor”, comemora.

“Ações desse tipo são importantes para alertar acerca da relevância do autocuidado e do autoexame”, acredita Salete de Cássia Vieira, da área de Apoio Operacional. “É fundamental priorizar a saúde e criar o hábito de agendar os exames anuais, que não tomam tanto tempo, mas acabamos deixando para trás”, completa Juliana de Castro, da assessoria Jurídica.

Colaboradoras engajadas na ação de Outubro Rosa (Foto: Edilson Dias/FecomercioSP) Colaboradoras engajadas na ação de Outubro Rosa (Foto: Edilson Dias/FecomercioSP)
Ações desse tipo são importantes para alertar acerca da relevância do autocuidado e do autoexame (Foto: Edilson Dias/FecomercioSP) Ações desse tipo são importantes para alertar acerca da relevância do autocuidado e do autoexame (Foto: Edilson Dias/FecomercioSP)
Campanha Outubro Rosa foi criada para chamar a atenção sobre a importância da prevenção do câncer de mama (Foto: Edilson Dias/FecomercioSP) Campanha Outubro Rosa foi criada para chamar a atenção sobre a importância da prevenção do câncer de mama (Foto: Edilson Dias/FecomercioSP)
O câncer de mama ainda é o tipo mais comum no mundo em mulheres (Foto: Edilson Dias/FecomercioSP) O câncer de mama ainda é o tipo mais comum no mundo em mulheres (Foto: Edilson Dias/FecomercioSP)
Ao longo dos anos, as ações de Outubro Rosa foram ampliadas, incluindo alertas sobre o câncer de colo do útero também, como acontece no Brasil (Foto: Edilson Dias/FecomercioSP) Ao longo dos anos, as ações de Outubro Rosa foram ampliadas, incluindo alertas sobre o câncer de colo do útero também, como acontece no Brasil (Foto: Edilson Dias/FecomercioSP)
Colaboradoras assistiram à palestra de ginecologista e mastologista sobre prevenção dos cânceres de mama e colo do útero (Foto: Edilson Dias/FecomercioSP) Colaboradoras assistiram à palestra de ginecologista e mastologista sobre prevenção dos cânceres de mama e colo do útero (Foto: Edilson Dias/FecomercioSP)
Outubro Rosa também foi um momento de confraternização na casa (Foto: Edilson Dias/FecomercioSP) Outubro Rosa também foi um momento de confraternização na casa (Foto: Edilson Dias/FecomercioSP)
Colaboradoras engajadas na ação de Outubro Rosa (Foto: Edilson Dias/FecomercioSP)
Ações desse tipo são importantes para alertar acerca da relevância do autocuidado e do autoexame (Foto: Edilson Dias/FecomercioSP)
Campanha Outubro Rosa foi criada para chamar a atenção sobre a importância da prevenção do câncer de mama (Foto: Edilson Dias/FecomercioSP)
O câncer de mama ainda é o tipo mais comum no mundo em mulheres (Foto: Edilson Dias/FecomercioSP)
Ao longo dos anos, as ações de Outubro Rosa foram ampliadas, incluindo alertas sobre o câncer de colo do útero também, como acontece no Brasil (Foto: Edilson Dias/FecomercioSP)
Colaboradoras assistiram à palestra de ginecologista e mastologista sobre prevenção dos cânceres de mama e colo do útero (Foto: Edilson Dias/FecomercioSP)
Outubro Rosa também foi um momento de confraternização na casa (Foto: Edilson Dias/FecomercioSP)

Saúde feminina
O câncer de mama ainda é o tipo mais comum no mundo em mulheres. No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, a doença representa 28% dos casos novos e foi responsável pela morte de mais de 18 mil pessoas em 2021. Apesar de ser mais comum em mulheres com mais de 40 anos — e de incidência progressiva com o desenvolver da idade —, 40% dos casos de câncer de mama no País atingem o público feminino abaixo dessa faixa etária.

Para chamar a atenção sobre a importância da prevenção da doença, bem como do diagnóstico e do tratamento precoces, foi criada a campanha internacional Outubro Rosa. A ação teve início ainda nos anos 1990, nos Estados Unidos, e desde então tem sido adotada por outros países. Ao longo dos anos, foi ampliada, incluindo alertas sobre o câncer de colo do útero, como acontece no Brasil, onde 94% dos casos têm origem em infecções pelo vírus HPV.

 

Inscreva-se para receber a newsletter e conteúdos relacionados

* Veja como nós tratamos os seus dados pessoais em nosso Aviso Externo de Privacidade.
Fechar (X)