Editorial
05/11/2024Outubro Rosa na FecomercioSP promove informação, confraternização e conscientização
Após serem recebidas com café da manhã, colaboradoras assistiram à palestra de ginecologista e mastologista sobre prevenção dos cânceres de mama e colo do útero
Desde 2002, o Brasil participa da campanha do Outubro Rosa com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre o câncer de mama. Para contemplar as 68 mulheres do seu quadro de funcionários, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) organizou um dia especial para levar às colaboradoras informações relevantes a respeito da saúde feminina, além de proporcionar uma confraternização entre elas.
“Datas importantes como essa merecem o engajamento de todos”, aprovou Daniele Silva, da equipe de Facilities. Depois do saudável e saboroso café da manhã com que foram recebidas na sede da Federação, as colaboradoras se reuniram no auditório para assistir à palestra da doutora Karina Belickas, ginecologista, obstetra e mastologista do Grupo Santa Joana, que também foi acompanhada em live por mais de 300 pessoas.
Na plateia, as mulheres puderam aprender e até se identificar com as informações divulgadas pela profissional. Com mais de 30 anos de FecomercioSP, Eliana Maria Aparecida da Silva, assessora Administrativa, também é um exemplo de como a prevenção é eficaz. “Como faço os exames de rotina, já tive células cancerígenas na mama identificadas bem no comecinho, e o tratamento impediu que elas virassem um tumor”, comemora.
“Ações desse tipo são importantes para alertar acerca da relevância do autocuidado e do autoexame”, acredita Salete de Cássia Vieira, da área de Apoio Operacional. “É fundamental priorizar a saúde e criar o hábito de agendar os exames anuais, que não tomam tanto tempo, mas acabamos deixando para trás”, completa Juliana de Castro, da assessoria Jurídica.
Saúde feminina
O câncer de mama ainda é o tipo mais comum no mundo em mulheres. No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, a doença representa 28% dos casos novos e foi responsável pela morte de mais de 18 mil pessoas em 2021. Apesar de ser mais comum em mulheres com mais de 40 anos — e de incidência progressiva com o desenvolver da idade —, 40% dos casos de câncer de mama no País atingem o público feminino abaixo dessa faixa etária.
Para chamar a atenção sobre a importância da prevenção da doença, bem como do diagnóstico e do tratamento precoces, foi criada a campanha internacional Outubro Rosa. A ação teve início ainda nos anos 1990, nos Estados Unidos, e desde então tem sido adotada por outros países. Ao longo dos anos, foi ampliada, incluindo alertas sobre o câncer de colo do útero, como acontece no Brasil, onde 94% dos casos têm origem em infecções pelo vírus HPV.