Sustentabilidade
17/08/2015Parques da cidade reúnem áreas de lazer e de preservação ambiental
Roteiro mostra que é possível encontrar lazer e um pouco de ar puro em terras paulistanas
Por Deisy de Assis
São Paulo é uma cidade agitada e que concentra empresas, indústrias e pessoas em suas rotinas apressadas. Entretanto, também é possível encontrar lazer e um pouco de ar puro em terras paulistanas. O município tem parques com áreas verdes ricas em diversidade de fauna e flora.
O Parque Estadual Alberto Lofgren, antigo Horto Florestal, na Zona Norte, é um exemplo. Dos seus 187 hectares de área, 27% são de densa vegetação e, 42% de espaço de convivência com arborização.
“Na mata, vivem mamíferos, como bugio, macaco prego, capivara, sauá, gambá e jaguatirica. E também aves, dentre as quais estão garças, gaviões e corujas”, explica Roselaine Barros, da área administrativa do parque.
Ela destaca que, para o lazer da população, há playground, equipamentos para ginástica, quadras poliesportivas, campo de futebol, ciclovia e pista de caminhada. “Há ainda o entorno dos Lagos, o pólo Ecocultural e o arboreto, destinados à prática de atividades de recreação, desportivas, culturais, artísticas e educacionais.”
O queridinho “Ibira”
A zona sul da Capital abriga o queridinho paulistano Parque Ibirapuera, apelidado de “Ibira” pelos frequentadores e considerado o mais importante da cidade.
Os mais de dez hectares reúnem toda a estrutura para a prática de atividades físicas, como pista de cooper, quadras, campos de futebol e aparelhos de ginásticas, além de importantes unidades de artes, sendo elas o Museu Afro Brasil, o Museu de Arte Contemporânea (MAC), o Museu de Arte Moderna (MAM) e o Pavilhão Lucas Nogueira Garcez, popularmente chamado de “Oca”, pelo formado arquitetônico.
O Parque do Ibirapuera chega a receber 150 mil frequentadores aos domingos. Isso sem contar a população formada por 163 espécies de animais que moram no parque. Eles vão de aranhas às aves.
Sossego no extremo leste
Na Zona Leste, o destaque é o Parque Olavo Egydio Setúbal, conhecido como Parque do Carmo. São dez hectares de área, com vegetação remanescente da Mata Atlântica. “Além de proporcionar mais qualidade de vida aos moradores do entorno, os espaços permitem a promoção da consciência necessária para a preservação ambiental”, argumenta a administradora do parque, Magda Massae Kataoka.
Fazem parte da estrutura o Museu do Meio Ambiente e o planetário, que está em obras. O Parque do Carmo abriga também o Bosque das Cerejeiras, onde acontece anualmente a Festa das Cerejeiras.
Para se divertir na Zona Oeste
O Parque Villa-Lobos, na zona oeste de São Paulo, recebe milhares de visitantes semanalmente. Os adeptos às bicicletas e corridas são os mais assíduos. Os que têm cães de estimação também escolhem o parque como destino, especialmente pela área reservada aos animais, na qual é possível deixar que os pets passeiem sem coleira.
O Villa-Lobos tem mais de 700 mil metros quadrados de área, que abrigam pista de cooper, tabelas de basquete, quadras para futebol de salão r para tênis, entre outras. Para quem gosta de caminhar, estão disponíveis 2,4 km de pistas para caminhadas.
Serviços:
Parque Estadual Alberto Lofgren (Horto Florestal)
Endereço: Rua Do Horto, 931 - Horto Florestal - São Paulo – SP
Funcionamento: das 6h às 187h, todos os dias
Parque Ibirapuera
Veja os endereços dos portões de acesso: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/meio_ambiente/parques/regiao_sul/index.php?p=14062
Funcionamento: das 5h às 0h, todos os dias
Parque Olavo Egydio Setúbal (Parque do Carmo)
Endereço: Avenida Afonso de Sampaio e Souza, 951, Itaquera
Funcionamento: das 5h30 às 20h, todos os dias
Parque Villa-Lobos
Endereço: Avenida Prof. Fonseca Rodrigues, 2001, Alto dos Pinheiros
Funcionamento: das 5h30 às 19h, todos os dias
Todos os direitos patrimoniais relativos ao conteúdo desta obra são de propriedade exclusiva da FECOMERCIO-SP, nos termos da Lei nº 9.610/98 e demais disposições legais aplicáveis à espécie. A reprodução total ou parcial é proibida sem autorização.
Ao mencionar esta notícia, por favor referencie a mesma através desse link:
www.fecomercio.com.br/noticia/parques-da-cidade-reunem-areas-de-lazer-e-de-preservacao-ambiental
Notícias relacionadas
-
Economia
Crise habitacional exige planejamento e investimentos
Em entrevista promovida pela Revista Problemas Brasileiros e pelo Canal UM BRASIL, Anacláudia analisa a crise de habitação no mundo e a expansão desenfreada das cidades, bem como defende a otimização da ocupação do espaço urbano
-
Legislação
Nova regra para atestado médico vale a partir de novembro
EditorialDeportar imigrantes dá certo? Veja o artigo de José Pastore
SustentabilidadeEmpresas têm função ativa no desenvolvimento sustentável
Recomendadas para você
-
Sustentabilidade
Consumo consciente: entenda a sua importância no dia a dia
Veja como consumir com responsabilidade evita excessos, desperdícios e reduzir os impactos
-
Sustentabilidade
Plano Clima reúne estratégias para impactos climáticos
Propostas serão construídas com a participação de toda a sociedade. Participe ou vote até 26 de agosto!
-
Sustentabilidade
Dicas para implantar a agenda ESG na sua empresa
Em apoio aos pequenos e médios negócios, a FecomercioSP traz um e-book especial sobre o tema