Editorial
21/06/2023Revista Problemas Brasileiros: 60 anos de uma história em construção
Edição comemorativa registra temas que (ainda) afligem a sociedade; baixe agora
Em 2023, a Revista Problemas Brasileiros (PB) completa 60 anos. Para celebrar em grande estilo, a edição 475 da publicação bimestral da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), além de um olhar analítico sobre o passado, discute os entraves da atualidade rumo às próximas seis décadas.
Confira a análise do antropólogo Roberto DaMatta sobre um país que continua repleto de desigualdades. Em entrevista exclusiva, ele afirma que a estrutura hierarquizada do País dificulta um horizonte social mais igualitário. “Pode haver leis para tentar equalizar, democratizar, mas a igualdade não pega, porque depende sempre da circunstância”, ressalta.
ACESSE OUTROS CONTEÚDOS IMPORTANTES
O jurista Nelson Jobim é outra personalidade entrevistada. O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) traça uma visão transversal do poder ao declarar que o STF não pode ser um ambiente de afirmações individuais. “Não é um local para formação de história própria”, diz.
Ainda, as origens da relação luso-brasileira são relembradas pela historiadora portuguesa Isabel Corrêa da Silva, que conta como as trocas comerciais e culturais de ambos os países tiveram início.
Já António Nóvoa, reitor emérito da Universidade de Lisboa e referência global em docência, reflete sobre a escola do século 21, ao passo que a historiadora Mary Del Priore disserta a respeito das mudanças no papel da mulher na sociedade.
A edição também traz reportagens sobre o ambiente de negócios e o mercado de trabalho nacional, além da corrida pela descarbonização do setor produtivo e da adoção da agenda ESG no meio empresarial.
Baixe a edição comemorativa de 60 anos da PB aqui.
Inscreva-se para receber a newsletter e conteúdos relacionados
Notícias relacionadas
-
Sustentabilidade
O ano da COP no Brasil: evento deve ter forte tom de cobrança por entregas efetivas
A tarefa do País será direcionar os esforços para a implementação dos acordos firmados nas COPs 28 e 29
-
Economia
O que esperar das economias nacional e internacional em 2025?
SustentabilidadeDebate verde aborda COP, Plano Clima e sustentabilidade
LegislaçãoCódigo de Defesa do Consumidor digital alinha o Comércio