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29/05/2017Pesquisa aponta os fatores que prendem os consumidores às marcas
Empresas precisam desenvolver uma marca forte levando em consideração o conceito de branding
Branding é uma atividade estratégica de conceituação e planejamento de marcas
(Tutu)
A marca é algo muito importante para o sucesso de um negócio, produto, serviço ou nome de uma empresa. Uma marca forte é desenvolvida por meio de um procedimento chamado branding, atividade estratégica de conceituação e planejamento cujo objetivo é fazer o empreendimento ser referência na mente do cliente.
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Estudo realizado pela agência de pesquisa de mercado e comportamento Officina Sophia destacou os principais critérios associados à marca que encantam os consumidores. A pesquisa “Marcas Mais Amadas do Brasil” foi feita com 1.152 pessoas em todo o País, em fevereiro deste ano, e procurou identificar os fatores que diferenciam o que é gostar de uma marca do que é amá-la. Os cinco principais são os seguintes:
• Qualidade – exerce forte influência sobre as escolhas dos consumidores;
• Identidade – consumidor vê características suas refletidas nos valores da empresa;
• Humanidade – respeito por seus funcionários e pela comunidade em que atua;
• Conexão emocional – quando a marca desperta no consumidor a vontade de usá-la;
• Feita para mim – marca supera todas as expectativas e se torna insubstituível..
Dessa forma, compreende-se que o amor a uma marca envolve o fato de ela ser conhecida, proporcione uma conexão emocional que a torna diferente das demais e apresente uma razão de existir além da busca pelo lucro.
Nesse sentido, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) aponta algumas dicas para que a marca possa alcançar esses objetivos:
1. As marcas têm que oferecer uma experiência sensorial e emocional plena;
2. As pessoas precisam de todos os seus sentidos para avaliar uma escolha completa. Faça da marca uma conexão com os cinco sentidos do consumidor;
3. Crie uma história que possa ser contada através dos produtos, pois dessa forma você se conecta com o consumidor;
4. Tenha uma identificação singular que torne a marca algo único.
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