Negócios
01/07/2019Planejamento de vendas melhora a rentabilidade das empresas
Sem plano de crescimento, estabelecimentos podem enfrentar dificuldades com estoques, falta de mão de obra e pendências tributárias
Na elaboração do plano, é importante que a projeção de crescimento leve em consideração a realidade do mercado
(Arte: TUTU)
Manter o faturamento aquecido mensalmente é um desafio para qualquer empresa. Embora não se possa ignorar as condições econômicas do País e o desempenho do setor de atuação, o empreendedor também tem sua parcela de contribuição para que as vendas tragam resultados satisfatórios. Por isso, é importante não desprezar um recurso que pode melhorar a rentabilidade e evitar problemas financeiros em períodos menos favoráveis: o planejamento de vendas.
Teoricamente, pensa-se que quanto mais a empresa vender, melhor. Contudo, o empresário precisa estar ciente de que o aumento das vendas também impõe custos, como os de manutenção dos estoques, salários e impostos. Portanto, planejar as vendas contribui para que a empresa evite cair em “armadilhas”, como falta de produto a pronta-entrega, mão de obra insuficiente para as operações do dia a dia e tributação indesejada em função do faturamento elevado.
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“O crescimento normal de uma empresa é aquele que está dentro de um nível de atividade que a estrutura física do estabelecimento comporta. Já se vender demais, os resultados podem exigir investimentos em infraestrutura e em estoques, comprometendo o capital de giro, além do impacto tributário sobre o lucro”, explica a CEO da consultoria Ueno Profit, Mami Ueno.
De acordo com ela, ao elaborar um planejamento de vendas, deve-se levar em conta que não se trata apenas de definir metas de crescimento. Mami explica que é importante que o plano contemple um perfil do público que a empresa pretenda atingir bem como forma que se realizarão as vendas. Além disso, o planejamento não deve ficar restrito à área comercial.
“É importante alinhar todos os setores da empresa em relação ao planejamento de vendas, porque isso traz impactos sobre os funcionários, os fornecedores, a área financeira, a questão tributária”, explica. “Com o tempo, o plano alinhado com várias áreas melhora a rentabilidade e a assertividade das decisões do empresário, diminuindo o estresse da gestão do negócio”, completa.
A assessoria técnica da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) ressalta que, ao planejar as vendas, a empresa consegue repor os estoques de maneira mais adequada e avaliar melhor o momento de contratar novos funcionários. Na elaboração do plano, é importante também que a projeção de crescimento leve em consideração a realidade do mercado.
O planejamento de vendas é uma estratégia eficaz para aumentar a participação no mercado utilizando os recursos à disposição da empresa. O empreendedor interessado em aprender mais sobre o assunto pode conferir um conteúdo multimídia especial desenvolvido pela FecomercioSP clicando aqui.