Negócios
09/06/2016Plano de negócios deve definir estratégias e guiar gestão
Recurso também poderá ser utilizado para captação de investimentos e empréstimos bancários
Plano de negócios deve definir estratégias da atividade no futuro, além de servir como guia de gestão.
(Arte/TUTU)
Usado para planejar um novo empreendimento ou uma nova unidade da empresa, o plano de negócios deve definir estratégias da atividade no futuro, além de servir como um guia da gestão. Também pode ser utilizado para a captação de investimentos e de empréstimos bancários, como exigido pelas instituições financeiras, que precisam ter certeza se o negócio conseguirá honrar os compromissos assumidos. Dada sua importância, a seguir destacamos de forma prática os itens que devem compor um plano de negócios para uma empresa do varejo.
Conceito do negócio
Deve-se apontar aqui o que a empresa pretende oferecer, para quem vai vender, aonde pretende chegar, quais serão os seus valores e como planeja alavancar o seu crescimento. Destaque também como será a composição societária e os requisitos legais para iniciar o negócio, como certificações e licenças.
Análise do mercado
Para comercializar qualquer produto ou serviço, é necessário entender o mercado de atuação e verificar se há demanda. Isso pode ser feito mediante dados sobre o setor, divulgados por institutos de pesquisas e por entidades representantes do segmento. Essa etapa pode ser trabalhosa, pois exige a obtenção de diversas informações e consolidação dos dados de interesse para o negócio.
Concorrentes
Verificar de que forma os concorrentes estão atuando, quais são seus pontos fortes e fracos e as oportunidades que eles não estão aproveitando e que poderão ser um diferencial do seu negócio.
Público-alvo
Conhecer as condições econômicas e sociais do público-alvo é fundamental para oferecer produtos e serviços que estejam de acordo com a realidade financeira desse consumidor em potencial. Afinal, se o preço estiver aquém de suas condições, ele não trocará o concorrente pelo seu negócio apenas pela novidade.
Equipe de gestão
Descreva como será composta a equipe de gestão, além dos proprietários, destacando a área de atuação, a experiência e as responsabilidades de cada um. Aponte também se a equipe está completa ou se há necessidade de mais pessoas para complementá-la.
Produto ou serviço
De maneira objetiva, destaque produtos e serviços oferecidos e os seus atributos, como benefícios, sua utilidade e tecnologia envolvida em seu processo, se houver.
Estrutura operacional
Defina como as áreas da empresa se relacionam, onde estão os fornecedores e como eles atuam, de que forma os produtos serão expostos aos consumidores, como serão entregues, realização de trocas, pós-venda, entre outros pontos que tenham impacto no dia a dia do novo negócio.
Vendas e marketing
Esse é um dos itens mais importantes do plano de negócio, uma vez que demonstra como as vendas ocorrerão. A estratégia de marketing deverá conter o que será feito para que o produto ou serviço emplaque no mercado e a previsão de resultados que poderão ser obtidos com as vendas.
Finanças
Esse item envolve todos os investimentos necessários, a previsão de receitas e despesas a médio prazo, as possibilidades de retorno do investimento e as viabilidades econômica e financeira do negócio. Para elaborá-lo, é aconselhável contratar um profissional em finanças, uma vez que um projeto mal dimensionado financeiramente poderá comprometer toda a estratégia da empresa.
Sumário executivo
Concluída a elaboração dos itens anteriores, será preciso detalhar o sumário executivo, que tem por objetivo descrever de forma mais sintética as informações que foram abordadas no documento completo. Embora seja feito por último, esse trecho deve ser posicionado como o primeiro item do plano de negócios. Isso porque, por meio do sumário executivo, os investidores terão uma síntese do que será o negócio e, caso haja interesse, buscarão mais informações no documento completo. Se o empreendedor encontrar alguma dificuldade para elaborar o plano de negócios, a busca por orientação com um profissional especializado não deve ser descartada, especialmente se o empreendimento exigir um conhecimento específico ou demandar valor maior de investimento.
Todos os direitos patrimoniais relativos ao conteúdo desta obra são de propriedade exclusiva da FECOMERCIO-SP, nos termos da Lei nº 9.610/98 e demais disposições legais aplicáveis à espécie. A reprodução total ou parcial é proibida sem autorização.
Ao mencionar esta notícia, por favor referencie a mesma através desse link:
www.fecomercio.com.br/noticia/plano-de-negocios-deve-definir-estrategias-e-guiar-gestao
Notícias relacionadas
-
Legislação
Parcelamento do ICMS: medida apoia finanças do empresário
Medida é importante para auxiliar empresários a equilibrar as finanças de fim e de começo de ano
-
Negócios
Varejo paulista deve criar 30 mil vagas de emprego no último trimestre do ano
NegóciosLoja do Futuro apresenta a evolução do varejo na FE24
EconomiaProjeções de vendas do Dia das Crianças estão em alta