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Sustentabilidade

PME's finalistas de Prêmio Fecomercio ampliam ações sustentáveis

Após classificação, empresas optaram por dar continuidade a iniciativas

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PME's finalistas de Prêmio Fecomercio ampliam ações sustentáveis

Um shopping com construção e operação sustentáveis, uma casa ecológica da planta ao acabamento e uma campanha contra a exploração sexual de crianças e adolescentes. Essas foram as três ações finalistas do 4º Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade, na categoria pequena e média empresa, que, mesmo após a classificação, deram continuidade às iniciativas responsáveis.

Camará Shopping
O Camará Shopping, em Camaragibe (PE), precisou prorrogar a inauguração para 2016 - antes prevista para abril de 2015. Mas os motivos que o levaram a mudar a data têm, também, prerrogativa sustentável: a matriz energética do estabelecimento será reformulada para alternativa limpa e renovável. Isso porque, diante dos problemas de abastecimento de água e energia, o empreendimento viu a necessidade de evitar a dependência de recursos externos, optando, então, por produção própria de energia solar e eólica.  

O Plano Diretor da Sustentabilidade do shopping, que traz as diretrizes para todas as etapas e atividades do estabelecimento, tem sido aperfeiçoado e já trouxe resultados expressivos desde o mês da premiação da FecomercioSP. O reaproveitamento de resíduos da construção e demolição subiu de 4.034m³ para 11.155 m³; a economia financeira a partir das práticas implantadas subiu de R$ 257,9 mil para R$ 979,4 mil; o shopping capacitou 2.200 jovens e adultos da região e economizou mais de R$ 1,5 milhão de litros de água potável a partir do tratamento e reuso no canteiro de obras.

As ações do shopping atraíram interessados no projeto sustentável, como explica a diretora de marketing e comercial, Peggy Côrte Real. "O Camará Shopping vem se tornando referência em sustentabilidade, sendo case de estudo de diversas instituições, tais como universidades, escolas técnicas, cursos de graduação, pós graduação, mestrado, e, também, empresas privadas, que veem no Camará Shopping um modelo de Sistema de Gestão da Sustentabilidade".

Casa Ecourbana
Desenvolvida com princípios de sustentabilidade, a Casa Ecourbana, criada pela Gaia Projetos Sustentáveis, de Guarulhos (SP), trouxe em sua identidade o preceito ecológico do trabalho das arquitetas urbanistas Soraia Vitiello e Patrícia Miranda, fundadoras da empresa.

A ação, que foi finalista do Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade, se deu a partir de uma parceria entre a Gaia e a rede de material de construção Leroy Merlin, na qual a Casa Ecourbana ficou exposta no pátio da loja para chamar a atenção sobre a filososia de "construir e sustentar".

Após o período que ficou aberta para a visitação do público, de junho de 2012 a maio de 2013, a casa foi doada para a Unicamp, para ser utilizada em fins acadêmicos, explica a sócia da Gaia, Patrícia Miranda. "Quando montamos a casa, por ser um projeto sustentável, a ideia era que não virasse resíduo. Então a doamos para que fosse utilizada como laboratório para os alunos da Unicamp". Patrícia explica que, por enquanto, essa doação e o uso do projeto estão em negociação com a universidade.

Além dessa iniciativa, a empresa segue desenvolvendo demais ações e trabalhos de arquitetura com viés sustentável. Em andamento estão, por exemplo, um projeto de uma pousada em Embu das Artes e um espaço em Suzano.

A arquiteta cita, no entanto, que apesar da Casa Ecourbana despertar interesse nas pessoas, são poucos que investem em projetos similares. "Todo mundo tem curiosidade, o público em geral, mas as pessoas fogem da arquitetura sustentável por achar que é cara, o que não é verdade. Não deveria ser usado o nome sustentável para esse tipo de arquitetura porque, se ela for praticada na essência, terá que ser sustentável, já que prega o equilíbrio econômico, social e ambiental", comenta. 

Campanha Grupo Mil
Utilizando a força do varejo para debater problemas sociais, o Grupo Mil se classificou como finalista do Prêmio por meio da campanha de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes.

A rede é composta por supermercados, indústrias de alimentos e lojas de material de construção no Rio de Janeiro e Minas Gerais. A ação, realizada em 2013, organizou palestras e seminários em empresas do grupo, escolas, oficinas mecânicas, canteiros de obras e alunos do SESI Três Rios. 

Com o impacto positivo proporcionado a partir da campanha, o Grupo optou por dar continuidade à ação, como cita a supervisora de marketing, Alda Amaral. "Promovemos as ações voltadas para os filhos de nossos funcionários, com uma cartilha educativa e um concurso de desenho e redação sobre o tema: Violência Sexual". 

As palestras continuaram sendo ministradas em prefeituras e escolas, ampliando o alcance da campanha. "A conscientização de jovens e profissionais da área sobre um assunto tão velado nos deixa muito felizes, pois, através do Grupo Mil, podemos levar até a comunidade informações que normalmente não chegam", comenta Alda.

A expectativa é seguir com o projeto, levando-o para creches e hospitais infantis ao longo desse ano, com foco nas crianças em vulnerabilidade social. 

Reflexos da classificação 
Ser finalista do Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade contribuiu para dar visibilidade a alguns projetos. Para o Grupo Mil, o retorno foi positivo. "Tivemos uma visibilidade incrível com a divulgação da nossa participação como finalistas. E a mais importante delas foi ao fato de termos nosso trabalho reconhecido por uma entidade como a Fecomercio de São Paulo. Além disso, a participação também nos ajudou a divulgar a ONG Terra dos Homens, nossa parceira no projeto", indica Alda Amaral.

O Camará Shopping também sentiu reflexos. "Mais do que retorno de imagem, tivemos a certeza de estarmos desenvolvendo um projeto que é referência tanto na região Nordeste, como no plano nacional", aponta Peggy.

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